Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre vícios e jogos?

Vivamos uma vida sóbria, honesta e fiel a Deus

em

Vivamos uma vida sóbria, honesta e fiel a Deus

A temperança ou domínio próprio (egkrateia no grego) é uma das virtudes do fruto do Espírito (Gl 5.22). Em toda Bíblia somos chamados como povo do Senhor a vivermos a santidade de Deus em toda a nossa forma de viver (Lv 20.7; 1Pe 1.15,16). Santificar é separar e consagrar para um uso religioso.

Como crentes em Jesus Cristo precisamos estar separados da roda dos escarnecedores (Sl 1.1; 2Tm 2.21,22), que zombam dos valores cristãos enquanto “enchem a cara” de bebida, enquanto consomem drogas nocivas ou enquanto fazem suas apostas ambicionando ganhos fáceis. Ao nos aproximarmos deles, que seja para comunicar o Evangelho que liberta e transforma o mais vil pecador, escravo do pecado.

Mas nunca para comungar, beber, tragar ou jogar com eles! Como luz, devemos dissipar, e não aumentar, as trevas!

A Ética Cristã, pautada nos valores imutáveis da Palavra de Deus, faz oposição a esta cultura permissiva e a esta moral libertina dos nossos dias.

Aos que sofrem inclinações para a bebedice, a Bíblia orienta: “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Pv 23.31).

Aos que sofrem tentações para o consumo de drogas, a Bíblia adverte: “não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1Co 6.19,20).

E aos que estão propensos a cair nas armadilhas da jogatina, ouçam o que o Espírito diz pela Palavra: “… deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé…” (Hb 12.1,2), e ainda: “No suor do teu rosto comerás o teu pão” (Gn 3.19).

Vícios na família: que fazer?

Orar, conversar e evangelizar – são três ferramentas que o cristão pode usar, além de recorrer ao auxílio de profissionais da saúde, quando preciso, para ajudar a salvar das garras do alcoolismo, das drogas e da jogatina um parente ou amigo que caminha para o abismo dos vícios.

Não se pode desistir de crer na libertação que o Senhor oferece para um viciado, ainda que o quadro pareça ser irreversível.

Se clínicas médicas e casas de recuperação não tiveram êxito na higienização dos hábitos de um homem, não nos esqueçamos que “Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis” (Mc 10.27).

O evangelho é poder de Deus e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado! (Rm 1.16; 1Jo 1.7). Inclusive a você que por alguma razão está lendo este estudo e tem se visto preso na rede de algum tipo de vício.

Saiba que se com fé clamares pelo auxílio do céu, tu não ficarás sem resposta! (Jr 33.3) Jesus Cristo é perito em mudar hábitos, conduta e caráter de homens arrependidos!

Oferece-te a Deus em sacrifício vivo, e então experimentarás em teu espírito, em tua alma e em teu corpo aquela “boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Rm 12.1-2).

Uma história de transformação

Um pregador leigo estava pregando com muito entusiasmo ao ar livre sobre o casamento em Caná da Galiléia, onde Jesus transformou a água em vinho (João 2).

Um homem descrente que passava pela rua, ouvindo a pregação, quis colocar o pregador em embaraço publicamente, e lhe perguntou: “Como é possível transformar água em vinho? Me explique como isso aconteceu?!”

O pregador, depois de pensar por alguns instantes, na sua simplicidade respondeu com firmeza:

– Amigo, como foi possível Jesus transformar a água em vinho eu não sei. Mas de uma coisa eu sei: lá em casa Jesus transformou a pinga em pão, transformou as brigas em amor, e um miserável pecador que eu era ele transformou num santo pregador!

O descrente silenciou e prosseguiu seu caminho.

REFERÊNCIAS

[1] As Obras de Armínio, vol. 2, trad. Degmar Ribas, CPAD, pp. 179-180.
[2] Paul Eugene Buyers. História do Metodismo, Imprensa Metodista, 1945, pp. 283-4
[3] Regras Gerais da Igreja Metodista, com comentários de César Dacorso Filho. Disponível em: http://www.metodistavilaisabel.org.br/docs/REGRAS-GERAIS-Bispo-C%C3%A9sar.pdf. Acessado em 06/06/18.
[4] Paul Buyers. Op. cit.
[5] Douglas Baptista. Valores cristãos: enfrentando as questões morais do nosso tempo, CPAD, p. 125
[6] Fonte: Wikipédia
[7] Douglas Baptista. Op. cit., p. 128
[8] Douglas Baptista, Op. cit., p. 128

Páginas: 1 2 3 4

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending