Siga-nos!

Opinião

Lidere as suas emoções

Reassuma o leme do seu destino!

Andrei Alves

em

Jovem com emoções. (Photo by Sydney Sims on Unsplash)

Liderar as emoções é a chave para uma vida bem-sucedida. Quando a emoção se torna o guia da sua vida, ela se torna a causa do seu fracasso. A palavra emoção significa turbulência, movimento, deslocamento, perturbação e agitação. Isso mesmo! As emoções podem ser devastadoras quando estão descontroladas e sem foco.

Assim como as águas do rio São Francisco, na represa em Paulo Afonso, numa queda natural de 80 metros de altura produzem 4280 megawatts de energia para a região do nordeste brasileiro, assim também são as emoções quando canalizadas para um propósito.

A queda natural das águas do rio São Francisco sem as bobinas da represa, poderiam apenas representar um grande potencial sem qualquer resultado positivo.

As emoções podem ser construtivas e, até mesmo, se tornar um meio para trazer luz e energia de vida para muitas pessoas.

Como usar as emoções a seu favor? Como evitar os efeitos destrutivos das emoções?

Emocione-se. Quem não se emociona, não vive. A insensibilidade é a incapacidade de se sentir vivo. A emoção é que colore os quadros das recordações, que realça o cheiro do perfume de uma rosa, que quebranta o coração ao ouvir uma canção, que arrepia o corpo ao sentir o toque da pessoa amada… A emoção te conecta à vida e às pessoas. A emoção é a asa que te tira do chão da realidade para que a vida não fique apenas na superfície. Seja leve! Divirta-se com a única vida que Deus te deu!

Livre-se de sentimentos destrutivos. Se alguns sentimentos não forem deixados para trás, você ficará para trás. Você é livre, por isso livre-se. Tudo o que te aprisiona em si mesmo, em pessoas, em situações e em lugares não serve para você. O aprisionamento do corpo é menos destrutivo do que o aprisionamento da alma. Resolva pendências emocionais rapidamente. As emoções têm a tendência de amplificar conflitos mal resolvidos. Não deixe situações mal-resolvidas se tornarem problemas geracionais. Gigantes adormecidos em algum momento podem ser acordados. Não derrube gigantes, mate-os!

Seja honesto consigo mesmo. Trate as suas emoções com maturidade. Não adianta você jogar a balança no lixo, se você está com problemas de peso. A melhor forma de tratar as emoções é não ignorá-las. Os seus sentimentos representam a boca da sua alma. Dê atenção aos seus sentimentos e ouça o que a sua alma está falando. O seu maior conflito não é com a vida e as outras pessoas, mas consigo mesmo. Acalme a tempestade da alma e escute a brisa da vida.

Construa relacionamentos poderosos com sua sensibilidade emocional. A emoção não pode ser a base dos relacionamentos, mas ela é a chama que os aquece. Pessoas poderosas não são guiadas pelas emoções. Pessoas poderosas fazem da emoção uma conexão para criar e fortalecer seus relacionamentos. Nunca saberemos quem são as pessoas até que possamos chorar ou rir com elas.Não foque em si mesmo. Emoções ensimesmadas são como ópio: anestesiam, ludibriam e matam a alma e as pessoas. Não destrua relacionamentos antigos para proteger a sua imaturidade emocional. Pessoas bem-resolvidas em suas emoções estão preparadas para ter relacionamentos poderosos.

Use a força das emoções para te impulsionar para o seu destino. As emoções são como bombas que intensificam a nossa vida. Quando os sentimentos são usados para gerar intensidade com intencionalidade, nada poderá te parar. A emoção não gera estabilidade, mas te desloca, te move e te lança com grande força para onde você desejar. Amor e paixão não são controversos, são aliados inseparáveis. Amor sem paixão é a lenha sem o fogo, está preparado para queimar, mas não tem vida. Paixão sem amor é um palito de fósforo, queima rápido e logo é descartado. Alie a sua emoção ao seu destino! Seja estável e explosivo!

Cuide da sua visão. Liderar as emoções é manter a visão sempre acima e à frente dos seus sentimentos. Não deixe que as suas emoções atrapalhem a sua visão. Não tome decisões importantes em momentos de explosão emocional. Tenha uma visão clara sobre o seu futuro!

Lidere as suas emoções e reassuma o leme do seu destino!

Andrei Alves é pastor de discipulado da Igreja da Cidade em São José dos Campos e diretor executivo do Instituto Propósitos de Ensino. Casado com a pastora Esther Alves e pai de Daniel, Gabriel e Miguel. Graduado em direito e pós-graduado em Direito do Trabalho. Mestre em Liderança Pastoral (MDiv). Graduando em Pedagogia e pós-graduando em Educação Moderna pela PUC do Rio Grande do Sul.

Publicidade