Siga-nos!

opinião

4 conselhos para você descobrir seu propósito de vida

Não seja um serrote querendo pregar, nem um martelo querendo serrar.

Ramon Tessmann

em

Homem em uma montanha (Joshua Earle / Unsplash)

Por que me sinto tão infeliz? Por que não tenho prazer naquilo que faço? Qual é o sentido da minha vida? Por que tenho a sensação de que deveria estar envolvido com outras coisas?

Essas perguntas sobre descobrir meu propósito me atormentaram por anos.

Tudo estava “certo” comigo: minha fé era firme em Deus, eu era bem ativo na igreja local, estava casado com uma esposa maravilhosa, tinha uma linda filha e havia alcançado sucesso nos negócios. Resumindo: era vida perfeita!

Ainda assim, sentia um incômodo retumbante dentro de mim. Depois de alguns anos na busca por responder essas perguntas, elas passaram a perder força até sumir completamente.

A sensação de “me encontrar”, de me sentir útil com meus dons e talentos, de saber que estou dando o melhor de mim naquilo que Deus me chamou, tudo isso é uma sensação indescritível de completude.

Este artigo é apenas um compartilhar de minhas experiências pessoais na busca por lhe mostrar como descobrir seu propósito de vida.

Propósito, chamado e vocação

Antes de tudo, você precisa entender a diferença entre propósito, chamado e vocação.

  • Propósito é o que uma pessoa nasceu para ser.
  • Chamado tem a ver com uma convocação para uma determinada missão espiritual.
  • Vocação tem a ver com quem a pessoa é, incluindo suas características e inclinações inatas.

Por vezes, chamado e vocação podem coincidir, por exemplo, quando Deus chama alguém dentro de sua profissão para desempenhar uma missão espiritual, dando uma nova perspectiva sobre suas atividades.

O propósito de Jesus foi conquistar a nossa salvação (João 3:17). Para cumprir esse propósito, ele foi chamado para morrer na cruz, missão que ele decidiu obedecer até o fim (Mateus 26:39). Também envolveu chamar e treinar discípulos para continuar a obra de Deus.

1 – Semelhante, mas não igual

Jovens com a mesma roupa (Masha Kotliarenko / Unsplash)

Pode ser que o seu propósito de vida ainda não esteja tão claro. É possível (e até provável) que seu propósito se assemelhe ao de outra pessoa. No entanto, Deus tem planos que são específicos para você e desígnios que são somente seus, debaixo do seu propósito.

Na busca por descobrir meu propósito, eu já caí no erro de tentar ser outra pessoa. Eu já imitei estilos, jeitos de falar e tomei decisões estúpidas, tudo na tentativa de ser quem eu não nasci para ser.

É exatamente assim que muita gente leva a vida. Existe serrote querendo pregar e martelo querendo serrar. Não copie a vida de ninguém, senão você terminará desiludido. Descubra-se e seja você mesmo!

Anterior1 de 4
Use ← → (setas) para ler mais

Casado com Amanda e pai da Laura. Formado em administração de empresas, empreendeu vários projetos exitosos na internet como a agência Blueberry, escola Aprenda Piano e treinamentos sobre marketing digital e negócios. Com dez livros publicados, é palestrante, músico, leitor voraz, mentor e pastor em Criciúma. Ramon tem como missão despertar as pessoas para o seu propósito para que vivam uma vida intensa e relevante

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trending