Siga-nos!

estudos bíblicos

A dependência de Deus

Esse é o único caminho para a cura interior!

em

Mãos de pai e filho. (Foto: skalekar1992 / Pixabay)

Queridos irmãos, primeiramente quero glorificar ao Senhor Jesus e agradecê-lo por tão maravilhoso que Ele é! Oro para que esse texto te conforte, edifique e transforme, em nome de Jesus.

Neste artigo, estaremos analisando a maravilhosa Palavra do Senhor, mais precisamente o Salmo 13, no qual o Senhor nos revela tesouros e pérolas extraordinárias emanadas da parte de Deus.

De início, começo afirmando que a nossa salvação em Cristo Jesus nos garante a vida eterna com Deus, mas, ainda assim, precisamos permitir que Jesus cure as feridas que porventura venham a existir em nossas almas.

Quero dividir a análise do Salmo 13 em três partes, as quais verificaremos minuciosamente, quais sejam:

  1. A nossa humanidade é frágil e limitada;
  2. O verdadeiro socorro vem de Deus e
  3. A profunda confiança em Deus traz paz, alegria e adoração.

A nossa humanidade é frágil e limitada

O primeiro versículo do Salmo 13 diz o seguinte: “Até quando Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?”. Queridos irmãos, é bem verdade que o sofrimento contínuo traz profundo desespero e angústia. Assim como Davi, desejamos profundamente que a dor cesse, e também por muitas vezes bradamos: Até quando Senhor?.

Não é raro que nossos corações, enganados pelo desespero, venham a acreditar que estamos desamparados por Deus, quando gritamos: Esquecer-te-ás de mim para sempre?”. Quantas vezes, cada um de nós, cegos e perdidos em nossas dores e confusões pensamos que Deus simplesmente se esqueceu de nós? Chegamos ao ponto de até pensar que Deus não ouve mais nossas orações, e clamamos como Davi: Até quando ocultarás de mim o rosto?.

Esses são sentimentos que retratam nossa frágil e limitada humanidade, e não foi à toa que o Espírito Santo de Deus, de forma divina, direcionou Davi na escrita desse texto, para que víssemos que, assim, como Davi, somos humanos, frágeis e limitados!

O segundo versículo nos ensina de maneira tremenda que devemos nos despir de nossas defesas diante de Deus: “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração a cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?”.

Amados servos de Jesus, diante de Deus não cabem máscaras ou álibis. Não cabe autossuficiência diante de Deus! Somos pó diante do Deus Todo-Poderoso! Como poderíamos achar que nossas máscaras e papéis convenceriam a Deus de alguma forma? Davi fala sinceramente o que aflige a sua alma, sem desculpas ou frases de efeito.

Ele diz: Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração a cada dia?”. Precisamos falar para Deus nossas dores. E isso dói! É colocar o dedo na ferida. Mas a ferida só sara quando o pus é expurgado. Irmãos, o primeiro passo para cura interior é: devemos colocar nossas dores, traumas e angústias diante de Deus. Fale para Jesus o que te perturba e machuca.

Permita que Ele entre naquele quartinho escuro dentro do seu coração, e possa trazer luz à sua alma!

O verdadeiro socorro vem de Deus

 Após Davi rasgar seu coração na presença de Deus, ele clama pela providência de Deus, pois só Ele é que é Todo-Poderoso! Davi direciona a sua oração ao seu Deus, e isso é extraordinário, pois revela intimidade com Deus. Não se trata de um Deus, ou o Deus, mas do meu Deus! “Atenta para mim, responde-me, Senhor, Deus meu!” (v. 3a).

Deus é quem provê luz em meio à escuridão e ilumina nossa mente e emoções: “Ilumina-me os olhos” (v. 3b). A oração de Davi continua com o clamor para que Deus mantenha viva a sua esperança: “para que eu não durma o sono da morte” (v. 3c).

Ainda falando com Deus, Davi nos ensina que é a ordem de Deus que determina a vitória em nossas batalhas! Veja, a dependência de Deus é a chave para a cura de nossas almas, para que vençamos o que nos aflige: “para que não diga o meu inimigo: prevaleci contra ele” (v. 4a).

Queridos filhos de Deus, com a providência e dependência de Deus não vacilamos em nós mesmos! “e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar” (v. 4b). Com Deus, não vacilamos em nós mesmos, na chuva de angústias, rejeições, pensamentos confusos e traumas. Com Deus somos poderosos nas regiões celestes, pois lá já fomos abençoados: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. (Ef. 1:3)

A profunda confiança em Deus traz paz, alegria e adoração

Que coisa maravilhosa! A fé genuína na Graça de Deus produz grande alívio e regozijo! “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação” (v. 5). Irmãos, Precisamos decidir confiar em Deus. Peçamos fé! Peçamos que o autor e consumador da nossa fé, avive a nossa fé e nos faça crer, porque a certeza da providência de Deus enche nosso coração de alegria!

Por fim, constatamos que a adoração é a evidência de um coração rendido e quebrantado! Adoração é gratidão e comunhão com Deus, veja: Cantarei ao Senhor” (v. 6a). O Senhor muda nossa História! Nos faz bem, porque somos seus! Aleluia! Porquanto me tem feito muito bem” (v. 6b). No mundo espiritual, estamos no centro da palma da mão de Deus! Se você é filho de Deus, Satanás não pode tocar em um único fio de cabelo seu.

O que ele faz é lançar mentiras em nossas mentes, e, quando você acredita, você mesmo é que se implode! Creia na verdade de Deus amado irmão! Ninguém pode tocar em você! Você já é vencedor em Cristo Jesus!

Oro a Deus que o Senhor Jesus fale tão poderosamente com você como falou comigo, e que Ele seja honrado e glorificado a cada instante, por ser tudo em nossas vidas! Converse abertamente com Ele! Peça a sua providência! Creia e o adore! E você verá a glória de Deus te inundando e fortalecendo, sabe por quê? “Então, Ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” 2 Co 12:9a

Que Deus te abençoe poderosamente, em nome do Amado de nossas almas: Jesus Cristo, o nazareno!

Casado com Hellen Sousa e pai da princesa Acsa Sousa. Servidor Público Federal, graduado em Teologia, em Gestão Pública e Pós-graduado em Direito Administrativo. Evangelista e Líder do Ministério de Acolhimento da Igreja Batista Cristã de Brasília. Professor da Escola Bíblica Dominical e amante da apologética." E-mail para contato e ministrações: helior.ssousa@gmail.com

Trending