Siga-nos!

sociedade

Governador da Flórida diz que satanistas não podem ser capelães em escolas

DeSantis deixou claro que a medida não abriria espaço para que membros do Templo Satânico.

em

Ron DeSantis
Ron DeSantis (Foto: Rebecca Blackwell/AP)

O cofundador do Templo Satânico desafiou o governador da Flórida, Ron DeSantis, para um debate sobre a liberdade religiosa nos Estados Unidos, após o governador afirmar que os satanistas não poderiam fazer parte de um programa de capelães recentemente aprovado para escolas públicas.

DeSantis sancionou o House Bill 931 na quinta-feira, permitindo que distritos escolares e escolas charter adotassem políticas para autorizar capelães escolares voluntários a oferecer apoio, serviços e programas aos alunos, conforme designado pelos conselhos escolares distritais ou conselhos administrativos das escolas charter. A nova lei entrará em vigor em 1º de julho.

No entanto, DeSantis deixou claro que a medida não abriria espaço para que membros do Templo Satânico se tornassem capelães de escolas públicas. Ele afirmou que o programa de capelães não seria imposto aos alunos e que a participação seria totalmente voluntária para os pais ou alunos.

De acordo com o Christian Post, Lucien Greaves, cofundador do The Satanic Temple, que supervisiona os After School Satan Clubs e tinha planos de aproveitar a nova lei, argumentou que as declarações de DeSantis não têm autoridade, pois a Constituição dos EUA garante igualdade de tratamento perante a lei. O grupo ameaçou processar se seus membros fossem proibidos de participar do programa de capelães.

Greaves destacou que o Templo Satânico é reconhecido pelo IRS como uma organização religiosa isenta de impostos e afirmou que DeSantis não tem liberdade para alterar a Constituição por decreto.

Após um telefonema com o escritório de DeSantis, Greaves anunciou que a Diretora Executiva de Operações do Templo Satânico foi instruída a enviar uma proposta formal para um debate entre DeSantis e Greaves, acreditando que um debate público forneceria uma excelente plataforma para discutir exaustivamente os princípios da liberdade religiosa na América.

Mesmo alguns republicanos expressaram dúvidas sobre a capacidade de DeSantis de proibir os membros do Templo Satânico de se tornarem capelães escolares, levantando preocupações sobre possíveis problemas constitucionais. Os padrões para qualquer política local devem incluir a informação de todos os pais sobre o programa, exigindo consentimento por escrito antes da participação dos alunos e uma triagem de antecedentes de qualquer potencial capelão, entre outros requisitos.

Trending