Siga-nos!

opinião

Como lidar com a falta de prazer no trabalho

Lembre que seu trabalho é uma oportunidade de glorificar a Deus.

em

Como lidar com a falta de prazer no trabalho
Mulher desanimada (Foto: Pexels/Andrea)

O homem lamenta ainda hoje por Adão e Eva ter pecado e, consequentemente, terem gerado o castigo da fadiga da busca pelo pão de cada dia. É um grande deleite imaginar que poderíamos estar agora no Jardim do Éden comendo do bom e do melhor, vivendo de sombra e água fresca, afinal não é o sonho de muitos: viver em férias eternamente em um paraíso?

Mas a verdade é que Adão não recebeu o trabalho como castigo, como muitos imaginam, pois ele já trabalhava antes da queda (Gênesis 2.15). O castigo de Deus ao homem é que agora o sustento não estaria mais garantido, pois ele teria de se esforçar para sustentar sua família.

Jesus mesmo disse que Deus trabalha: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”, ensinou em João no capítulo 5 e versículo 17. O trabalho é até enaltecido em algumas passagens bíblicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Bíblia fala que o trabalho é digno e proveitoso para o homem, mas sabemos que uma jornada de trabalho é exaustiva. Acordar cedo todo dia e trabalhar 8 horas pode não ser muito agradável. Principalmente quando é preciso suportar chefes abusivos e lidar com altas demandas. Ônibus lotado, salário precário, ambiente estressante.

Diante desse cenário, apesar do trabalho ser indispensável, nem sempre nos sentiremos motivamos a trabalhar.  A falta de prazer no trabalho pode ocasionar desânimo, baixa produtividade e procrastinação. Mas então como vencer tudo isso?

Lembre que seu trabalho pode glorificar a Deus

Lembre que seu trabalho é uma oportunidade de glorificar a Deus. A Bíblia ordena em Coríntios capítulo 10 e versículo 31: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. Como cristãos também precisamos ser exemplo de bons trabalhadores para o mundo.

As Escrituras também nos advertem, em Colossenses capítulo 3 e versículo 23, que mesmo o trabalho secular é para Deus e por isso, deve ser feito sempre com dedicação e amor: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”.

Entenda que o trabalho é uma forma de amar o próximo

Todo trabalho, por menor que seja, tem uma função social: contribui de alguma forma com a sociedade. Tente olhar por esse ângulo e com certeza terá prazer em suas atividades profissionais, pois estará ajudando alguém.

É preciso ter em mente que o fruto do seu trabalho poderá servir sua igreja local e aos necessitados como, diz em Efésios capítulo 4 e versículo 28: “O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade”. Seu emprego é um instrumento de Deus para servir seu próximo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Foque na recompensa!

Nossas demandas profissionais se tornam mais leves quando focamos na recompensa que nos trará. Quando se sentir desanimado, lembre-se dos seus objetivos financeiros e pessoais. É seu esforço e disciplina que os levará até onde você deseja, conforme Provérbios capítulo 10 e versículo 4: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza”.

Uma dica prática é criar um ambiente inspirador com seus propósitos e sonhos bem à vista para relembrar durante a jornada de trabalho. Pode ser o porta-retratos da sua família ou um quadro com polaroides que represente aonde você quer chegar. Ou mesmo um papel de parede da sua tela de computador.

A Bíblia diz que em todo o trabalho há proveito (Provérbios 14.23), mas que meras palavras conduzem a pobreza. Isso nos ensina que não devemos apenas estabelecer metas e ficar parados, mas que precisamos usar o trabalho para alcançar os objetivos.

Comece com micropassos para cumprir toda a tarefa

Não espere ter vontade e inspiração para começar a trabalhar. Se dependêssemos da vontade, colocaríamos o despertador na soneca toda manhã e faltaríamos ao trabalho. Divida sua demanda em micropassos e comece pelo primeiro passo. Esse, aliás, é o mais difícil, mas depois de dado o primeiro passo, as coisas começarão a fluir.

No decorrer da atividade você se sentirá envolvido e será mais fácil continuar para o próximo micropasso, até cumprir assim, toda a tarefa. Jesus nos deixou a lição: viver um dia de cada vez, passo por passo, torna a rotina mais leve e suportável.

Conclusão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quem sabe você não está no emprego dos sonhos, mas é o sustento que Deus te deu. Existem muitas pessoas que dariam tudo pelo seu trabalho, dentro do contexto de desemprego no Brasil. Faça o melhor que puder e tenha paciência. O trabalho bem feito de hoje abrirá portas maiores no futuro. E seja responsável como o apóstolo Paulo nos alertou: “se alguém não quiser trabalhar, também não coma”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending