Siga-nos!

opinião

Como lidar com a falta de prazer no trabalho

Lembre que seu trabalho é uma oportunidade de glorificar a Deus.

em

Como lidar com a falta de prazer no trabalho
Mulher desanimada (Foto: Pexels/Andrea)

O homem lamenta ainda hoje por Adão e Eva ter pecado e, consequentemente, terem gerado o castigo da fadiga da busca pelo pão de cada dia. É um grande deleite imaginar que poderíamos estar agora no Jardim do Éden comendo do bom e do melhor, vivendo de sombra e água fresca, afinal não é o sonho de muitos: viver em férias eternamente em um paraíso?

Mas a verdade é que Adão não recebeu o trabalho como castigo, como muitos imaginam, pois ele já trabalhava antes da queda (Gênesis 2.15). O castigo de Deus ao homem é que agora o sustento não estaria mais garantido, pois ele teria de se esforçar para sustentar sua família.

Jesus mesmo disse que Deus trabalha: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”, ensinou em João no capítulo 5 e versículo 17. O trabalho é até enaltecido em algumas passagens bíblicas.

A Bíblia fala que o trabalho é digno e proveitoso para o homem, mas sabemos que uma jornada de trabalho é exaustiva. Acordar cedo todo dia e trabalhar 8 horas pode não ser muito agradável. Principalmente quando é preciso suportar chefes abusivos e lidar com altas demandas. Ônibus lotado, salário precário, ambiente estressante.

Diante desse cenário, apesar do trabalho ser indispensável, nem sempre nos sentiremos motivamos a trabalhar.  A falta de prazer no trabalho pode ocasionar desânimo, baixa produtividade e procrastinação. Mas então como vencer tudo isso?

Lembre que seu trabalho pode glorificar a Deus

Lembre que seu trabalho é uma oportunidade de glorificar a Deus. A Bíblia ordena em Coríntios capítulo 10 e versículo 31: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. Como cristãos também precisamos ser exemplo de bons trabalhadores para o mundo.

As Escrituras também nos advertem, em Colossenses capítulo 3 e versículo 23, que mesmo o trabalho secular é para Deus e por isso, deve ser feito sempre com dedicação e amor: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”.

Entenda que o trabalho é uma forma de amar o próximo

Todo trabalho, por menor que seja, tem uma função social: contribui de alguma forma com a sociedade. Tente olhar por esse ângulo e com certeza terá prazer em suas atividades profissionais, pois estará ajudando alguém.

É preciso ter em mente que o fruto do seu trabalho poderá servir sua igreja local e aos necessitados como, diz em Efésios capítulo 4 e versículo 28: “O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade”. Seu emprego é um instrumento de Deus para servir seu próximo.

Foque na recompensa!

Nossas demandas profissionais se tornam mais leves quando focamos na recompensa que nos trará. Quando se sentir desanimado, lembre-se dos seus objetivos financeiros e pessoais. É seu esforço e disciplina que os levará até onde você deseja, conforme Provérbios capítulo 10 e versículo 4: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza”.

Uma dica prática é criar um ambiente inspirador com seus propósitos e sonhos bem à vista para relembrar durante a jornada de trabalho. Pode ser o porta-retratos da sua família ou um quadro com polaroides que represente aonde você quer chegar. Ou mesmo um papel de parede da sua tela de computador.

A Bíblia diz que em todo o trabalho há proveito (Provérbios 14.23), mas que meras palavras conduzem a pobreza. Isso nos ensina que não devemos apenas estabelecer metas e ficar parados, mas que precisamos usar o trabalho para alcançar os objetivos.

Comece com micropassos para cumprir toda a tarefa

Não espere ter vontade e inspiração para começar a trabalhar. Se dependêssemos da vontade, colocaríamos o despertador na soneca toda manhã e faltaríamos ao trabalho. Divida sua demanda em micropassos e comece pelo primeiro passo. Esse, aliás, é o mais difícil, mas depois de dado o primeiro passo, as coisas começarão a fluir.

No decorrer da atividade você se sentirá envolvido e será mais fácil continuar para o próximo micropasso, até cumprir assim, toda a tarefa. Jesus nos deixou a lição: viver um dia de cada vez, passo por passo, torna a rotina mais leve e suportável.

Conclusão

Quem sabe você não está no emprego dos sonhos, mas é o sustento que Deus te deu. Existem muitas pessoas que dariam tudo pelo seu trabalho, dentro do contexto de desemprego no Brasil. Faça o melhor que puder e tenha paciência. O trabalho bem feito de hoje abrirá portas maiores no futuro. E seja responsável como o apóstolo Paulo nos alertou: “se alguém não quiser trabalhar, também não coma”.

Trending