Siga-nos!

Opinião

A maneira mais eficiente de manter o foco e realizar mais

Você se dedica melhor àquilo que concentra sua energia.

Alan Santos

em

Alvo com dardos (Foto: Hasan Albari / Pexels)

O foco é uma característica indispensável para aquele que deseja realizar mais, seja qual for o objetivo de vida. Por um motivo simples: você se dedica melhor àquilo que concentra sua energia.

Agora, quando nossas energias estão dispersas, permitindo que outras coisas nos distraiam e tirem nossa atenção, então o esforço terá de ser maior, levando muitas vezes a desistência. Cabe a você decidir o que realmente importa e focar nisto.

Lúcio Aneu Sêneca um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano, disse certa vez: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir”. Portanto, é preciso ter foco naquilo que se deseja alcançar.

Em Filipenses, no capítulo 3 e versículo 14, o apóstolo Paulo afirma que ele estava focado em receber o prêmio e que nada tirava esse alvo de seu coração. “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, disse.

Quando estamos concentrados em construir algo, em atingir determinada meta ou a realizar alguma coisa, então dificilmente permitiremos que distrações tirem nossa atenção. As chances de perda de concentração diminuem com isso em mente.

Provavelmente você já passou por alguma situação de ter de fazer algo, mas acabar se distraindo pela televisão, redes sociais ou outros afazeres. Isso acontece pelo fato de não haver força de vontade suficiente.

A falta de concentração acaba levando ao desperdício de tempo e energia. Saber fugir de hábitos nocivos que podem boicotar os teus objetivos é fundamental. É preciso aprender a dedicar toda a atenção àquilo que acreditamos.

Veja o que disse Steve Jobs sobre o foco:

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Pense na quantidade de projetos e boas ideias que já passou pela sua mente. Se você se dedicou a tentar realizar todas essas ideias, então é muito possível que não tenha chegado a lugar algum. Mas se conseguiu identificar o propósito de sua vida, então deve ter aprendido que dizer não é fundamental.

Jesus nos ensina que “onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”, demonstrando que realmente temos a tendência de nos dedicar ao que dá sentido para nossa existência (Lucas 12.34).

Por outro lado, a rotina frenética em que vivemos, além da evolução tecnológica, tem resultado em uma enorme diminuição da nossa capacidade de concentração. Redes sociais, aplicativos de mensagens, vídeos, há muitas coisas desviando nossa atenção.

Isso faz com que a incapacidade de finalizar algo se torne uma rotina. Também pode levar ao desenvolvimento do hábito nocivo de procrastinar e deixar determinadas tarefas importantes para depois.

Existe um provérbio popular que diz assim: “Adie por um dia, e dez dias passarão”.

Os teus sonhos não podem esperar. As realizações e possibilidades estão esperando pela sua determinação em busca-las. Cabe a você focar em algo em que tenha possibilidade de realizar mais e cumprir seu propósito.

Pastor da AD Recreio e AD Golf Barra. CEO da Aplicanet e vice-presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócio (ABMN). Casado com Tatiana e pai da Alana e do Arthur.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE