Siga-nos!

educação financeira

Utilize rendas-extras com sensatez

“Portanto, estai atentos para que o vosso procedimento não seja semelhante aos insensatos, mas andai em sabedoria, aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejais faltos de juízo, mas buscai compreender qual é à vontade do Senhor”.

em

“Portanto, estai atentos para que o vosso procedimento não seja semelhante aos insensatos, mas andai em sabedoria, aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejais faltos de juízo, mas buscai compreender qual é à vontade do Senhor”.

(Efésios 5:15)

Olá, meus amigos

Neste mundo de ações insensatas, de confusão e enganação, é nosso papel agir com sabedoria e juízo, como nos guia o Livro Sagrado. Em breve, muitos de nós receberemos uma renda extra, de contas inativas do FGTS, e muito me preocupa o desperdício de tais reservas financeiras, construídas após meses ou anos de trabalho árduo.

O calendário de saques será liberado ainda este mês, então é preciso que quem já sabe que tem valores para resgatar pense na melhor forma de utilizar esse recurso. Para muitos, a tentação do consumo é grande, mas é preciso sensatez para conhecer a situação financeira atual e agir com consciência.

Vejo que os homens e as mulheres que não buscam o caminho correto tomam atitudes e depois se arrependem. Isso acontece com jovens, adultos e até mesmo idosos, ouço muitos irmãos dizerem que não sabem para onde vai para o seu dinheiro todos os meses. Veja como é importante ter prudência e agir com responsabilidade, não se deixar dominar pelo desejo vazio de apenas consumir, consumir e consumir.

Quem está inadimplente, com contas atrasadas para pagar, pode ter o desejo limpar o nome com o valor regatado do FGTS. Entendo esse ímpeto, porém oriento que, antes, negocie os valores. Com paciência e coragem, converse para diminuir a dívida. Não há injustiça nisso, pois tenham consciência irmãos, os juros cobrados são sempre muito altos e, por muitas vezes, abusivos.

Se o valor que tiver for suficiente para quitar totalmente a dívida após a negociação, oriento que o faça, isso trará maior tranquilidade para você e sua família. Mas é como sempre falo, de nada adianta buscar o perdão e continuar no pecado. Procure se educar financeiramente, para não voltar a dever dinheiro. Tenha novos hábitos e comportamentos, pois com e determinação a sua vida mudará definitivamente, disto eu tenho certeza.

Por outro lado, se você não tem dívidas em atraso, encare essa renda-extra como uma verdadeira bênção em tempos tão difíceis, de desemprego e crise econômica. Não perca a oportunidade de criar uma reserva financeira para o futuro e de começar a poupar para conquistar seus sonhos. Pense no curto, médio e longo prazo e garanta um futuro melhor para você e sua família.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Trending