Siga-nos!

Mundo Cristão

Síndrome de Burnout afeta pastores, alerta Luiz Hermínio

Dentro da campanha do “Setembro Amarelo”, Mevam produz vídeo para alertar sobre depressão e suicídio

Avatar

em

Luiz Hermínio

O pastor Luiz Hermínio postou, em suas redes sociais, um vídeo produzido pelo Ministério Mevam (Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus), sobre a Síndrome de Burnout.

O vídeo faz parte do Fórum Pastores em Colapso (Retiro de Pastores e Líderes 2018) e está dentro do contexto Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015.

“O que leva um pastor com ministério aprovado, família estruturada, futuro promissor […] se recolher ao silêncio?”, inicia a matéria que cita casos extremos, de pessoas que escolhem interromper a vida como a solução para seus conflitos.

Esse cenário também faz parte da igreja e a iniciativa é um alerta para os líderes cristãos que assumiram cargos de autoridade sem ter um preparo emocional.

Chamado, sonhos ministeriais, fé, motivação e liderança são elementos que podem “desaparecer ao despertar de uma manhã qualquer”, alerta.

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é uma consequência do acúmulo excessivo de estresse e apresenta um quadro depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. O termo vem da língua inglesa “to burn out” e quer dizer algo como “queimar por completo”.

Na reportagem há depoimentos de vários pastores que contam como venceram a síndrome e o quanto foi difícil enfrentar a depressão.

“Eu não tinha energia, eu não tinha força física e eu não tinha vontade de sair. Queria ficar deitado o tempo inteiro. O diagnóstico médico foi síndrome da fadiga crônica”, relata o pastor Jackson de Aquino.

Ele conta que tudo começou numa madrugada. “Eu acordei como se eu tivesse levando um choque no corpo inteiro, meu coração estava acelerado e a minha pressão estava alta”, lembra.

O pastor resume seu quadro: “eu tinha dores na alma”. Segundo o vídeo, 47% dos líderes cristãos já sofreu da Síndrome de Burnout.

Assista!

Cris Beloni é jornalista, teóloga e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de Jornalismo Investigativo Bíblico e é autora do livro Derrubando Mitos.

Publicidade