Siga-nos!

estudos bíblicos

A superioridade de Jesus em relação a Moisés

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 3 do trimestre sobre “A supremacia de Cristo”

em

Moisés e as tábuas da Lei. (Foto: falco por Pixabay)

I. UMA TAREFA SUPERIOR

No monte Horebe, aos 80 anos de idade, o velho Moisés foi vocacionado por Deus para uma nobre missão: “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito” (Ex 3.10). Aí temos o registro da vocação de Moisés, a vocação para libertação física, política e territorial do povo judeu, com vistas a leva-lo a terra de Canaã, conforme promessa feita muitos anos antes à Abraão (Gn 13.15).

Entretanto, a despeito da paciência de Moisés (Nm 12.3), e de sua estreita comunhão com o Senhor (Ex 33.11; Nm 12.8), bem como de seu grande amor pelo seu povo (Ex 2.11; Hb 11.24,25), Moisés falhou nalgumas vezes no percurso rumo à terra prometida, de tal modo que ele mesmo foi privado de entrar na terra, apenas avistando-a de longe (Nm 20.10-12; Dt 1.37; 32.48-52). Não nos resta dúvida de que Moisés receberá uma maior herança que um pedaço de terra em Canaã (Hb 11.24-26), todavia, como ele muita desejava, entrar em Canaã era a grande promessa de Deus para seus fiéis naquela ocasião.

Agora, embora Moisés tenha pecado contra Deus, é preciso dizer que na missão que lhe foi outorgada sobre a congregação de Israel, ele a cumpriu cabalmente, ainda que devendo ordenar um sucessor para introduzir o povo em Canaã, o seu amigo Josué. De tal modo Moisés estava interessado em cumprir o propósito de sua vocação que ele chega a colocar sua vida nas mãos de Deus, pedindo-lhe que riscasse seu nome do livro da vida, se Deus não perdoasse o povo que havia pecado no fatídico caso do bezerro de ouro (Ex 32.32). Tal atitude de Moisés lembra-nos a de Paulo, que aceitaria ser amaldiçoado e separado de Cristo se com isso pudesse certificar-se da salvação de seu povo (Rm 9.3). Como bem pontua o autor da carta aos hebreus, “Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo” (Hb 3.5). Aliás, esta é apenas uma repetição do texto de Números 12.7, onde o próprio Deus dá testemunho de seu servo Moisés diante de Arão e Miriã.

Feitas essas considerações, vejamos como o autor da carta aos Hebreus trata a Jesus: “…Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu… ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés”. Por que Cristo é superior e por que é um erro afastar-se dele para se voltar à Moisés, à Lei, ao culto judaico e às tradições antigas, perpetuando-as como meio de justificação diante de Deus, em detrimento do sangue de Cristo e da nova aliança que ele veio estabelecer? O quadro comparativo abaixo ilustrará o porquê:

Enquanto Moisés foi vocacionado como servo sobre a congregação de Israel, para conduzir o povo da escravidão no Egito ao descanso na terra prometida, Jesus foi vocacionado como Filho de Deus sobre a congregação de Israel (Jo 1.11; Mt 15.24) e sobre as ovelhas “que não são deste aprisco” (Jo 10.16), ou seja, gentios em todo mundo, para conduzi-los do reino das trevas ao reino da luz e do amor, congregando todos num único rebanho. Na casa de Zaquel, Jesus definiu em poucas palavras a finalidade e nobreza de sua missão: “o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19.10). A missão de Jesus é não só de maior abrangência, como de uma natureza mais elevada que a de Moisés. O próprio Jesus, sendo Deus e homem perfeito (ao contrário de Moisés, em Cristo não se achou pecado algum – 1Pe 2.22) é superior ao grande líder hebreu. Moisés foi imperfeito em sua vida e em sua missão, mas Jesus foi irretocavelmente perfeito!

Eis aí a razão porque os leitores da carta aos Hebreus são chamados a fixarem “os seus pensamentos em Jesus” (3.1), “tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hb 12.2).

Páginas: 1 2 3 4 5

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending