Siga-nos!

igreja

Bible Project ganha versão em português

Projeto americano cria vídeos animados para ajudar no entendimento da Bíblia.

Cássia de Oliveira

em

Estúdio do Bible Project
Estúdio do Bible Project (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

O Bible Project, um estúdio de animação americano que disponibiliza gratuitamente vídeos animados que explicam os livros da Bíblia, ganhou uma versão em português em 2020. A novidade faz parte do projeto de tradução do conteúdo do Bible Project para 35 línguas.

O primeiro vídeo em português foi lançado ainda em dezembro de 2019 no canal Bible Project – Português no YouTube, que já possui mais de 50 mil inscritos. Hoje, já estão disponíveis os vídeos explicativos do Novo Testamento, do Pentateuco e parte do Antigo Testamento. E segundo a social media que gerencia as páginas do projeto em português, Mirela Watson, a equipe de criação está finalizando os demais livros do AT.

De acordo com Mirela, desde o início do Bible Project na versão em inglês, a equipe já recebia muitos pedidos de pessoas dos países de língua portuguesa para que disponibilizassem o conteúdo em seu idioma, e que o Brasil está entre os países que mais consomem o conteúdo do projeto. A social media explicou que o Bible Project está comprometido a distribuir os vídeos para o maior número de pessoas em sua língua nativa, afim de que todos possam conhecer a Bíblia como uma história unificada que leva a Jesus.

“Nós temos ainda a opção de legenda em nossos vídeos em inglês. Mas assistir um vídeo em seu idioma é bem diferente, especialmente se você está aprendendo algo que é tão pessoal como a leitura da Bíblia”, ressalta Mirela.

Além dos vídeos traduzidos no canal do YouTube, O Bible Project Português também disponibiliza os mapas mentais das animações de todo Novo Testamento para baixar gratuitamente no seu site. O projeto também tem parceria com o aplicativo You Version Português, para conectar os vídeos animados aos planos de leitura do app, com o propósito de ajudar no entendimento das passagens bíblicas.

O feedback que os brasileiros fazem da versão em português tem sido muito positivo e surpreendente, segundo Mirela: “As pessoas apreciam muito o nosso trabalho e dizem que fazem seu devocional acompanhando os vídeos, ajudando a entender melhor a Palavra de Deus. E é esse o nosso objetivo; ajudar a Igreja brasileira a aprofundar seu conhecimento bíblico e seu amor pela Palavra”.

O Bible Project conta com uma equipe de mais de 30 pessoas entre animadores (muitos desses já trabalharam inclusive para o Estúdio Pixar), designers, tradutores, social media, e profissionais de áudio e tecnologia.

Hoje, o Bible Project soma 1700 vídeos em 35 línguas, com 3,1 milhões de inscritos em seus canais do YouTube em todo o mundo. Cerca de 50% das visualizações são de fora dos EUA.

Designer planejando projeto

Designer planejando projeto (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

A história do Bible Project

O Bible Project nasceu em 2014 nos EUA com dois amigos, Timothy Mackie e Jonathan Collins, que tinham o desejo te ajudar as pessoas a lerem a Bíblia de uma forma acessível e de fácil entendimento. Timothy possuía vasto conhecimento bíblico e Jonathan era apaixonado por narrativas visuais, então os amigos uniram seus talentos e criaram os dois primeiros vídeos do projeto em 2014.

Hoje, o Bible Project é uma organização sem fins lucrativos de tecnologia educacional e estúdio de animação que produz vídeos totalmente gratuitos e também podcasts, blogs, aulas e recursos bíblicos.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Jornalista formada pela UFRGS. Repórter da AD Guaíba, colunista do Blog Nam.orei e colaboradora do Blog Ultimato Jovem. Anunciando boas novas.

Trending