Siga-nos!

educação financeira

Vivendo a bonança e as intempéries da vida com sabedoria

“Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade.” (Filipenses 4:12)

em

Ultimamente temos passado por tempos de instabilidade, em todos os sentidos. O país atravessa um momento delicado e isso acaba afetando diretamente a vida de todos que aqui vivem. Por esse motivo, resolvi escrever sobre saber enfrentar os bons e maus momentos, de maneira sábia e, especialmente, com educação financeira.

Não temos controle total sobre as questões externas que acontecem e instauram a crise, mas temos autonomia para decidirmos como queremos enfrentar essa realidade. E quanto mais tempo demoramos para entender, aceitar e nos preparar para enfrentar épocas de fartura e de dificuldades, maior será o preço que pagaremos por essa falta de precaução e flexibilidade.

“Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade.” (Filipenses 4:12)

Ainda que muitos por aí preguem preceitos errados em relação às finanças – dizendo, por exemplo, que cartão de crédito é vilão, que juntar dinheiro é errado, entre outras coisas –, o meu papel aqui é orientar vocês a viverem com sustentabilidade financeira, sem desviar do caminho da – porque sei que há muitas tentações.

Para quem acabou cedendo a elas e entrou em dívidas, é hora de realizar uma cruzada na vida financeira; é essencial descobrir no que errou e como pode mudar a situação, tendo ciência total das finanças (orçamento e dívidas), readequar o padrão de vida e fazer um planejamento para quitá-las sem ter que se endividar ainda mais, controlando com sabedoria o período de intempéries.

Daí vem o ensinamento, para que se possa viver um momento de tranquilidade – e até fartura, quem sabe – num futuro próximo. E quando digo fartura, não falo sobre ostentações, mas sim de momentos de despreocupação, podendo aproveitar os bons frutos que plantou lá atrás, por merecimento. Com isso, até ajudar o próximo, afinal, é para isso que estamos aqui, para viver bem, de maneira justa e sempre olhar e estender a mão ao próximo.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Trending