Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre a divisão?

A Palavra de Deus condena as divisões na Igreja.

em

Igreja
Igreja antiga (Foto: Reprodução/Unsplash)

Na Bíblia nós encontramos muitos apelos pela unidade da Igreja. Mas também existem muitos avisos contra a divisão.

Nesse sentido, a Bíblia clama pela unidade da Igreja através de Jesus Cristo, condenando a divisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiramente, devemos lembrar que antes da crucificação Jesus orou para que Seus discípulos fosse um (João 17:20-23), o que nos faz perceber o desejo divino pela unidade.

Algumas pessoas afirmam que essa oração de Jesus Cristo não teve resposta. No entanto, podemos afirmar que em Cristo existe unidade na fé, mesmo com tantas divisões denominacionais.

Ou seja, todos os crentes são de fato um em Cristo, como parte de Seu corpo.

Logo, falta resultados práticos para alcançar a unidade.

Divisão

Além da oração de Jesus Cristo, a Bíblia exorta em muitas outras passagens sobre a unidade da Igreja.

Em Romanos 16:17, por exemplo, lemos Paulo dizendo: “Exorto-vos, irmãos e irmãs, a ter cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos em seu caminho que são contrários ao ensino que você aprendeu. Fique longe deles.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, Paulo também adverte em 1 Coríntios 1:10, dizendo: “Rogo a vocês, crentes, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vocês estejam de pleno acordo no que dizem, e que não haja divisões ou facções entre vocês, mas que vocês estejam perfeitamente unidos em seu modo de pensar e em seu julgamento [sobre assuntos de fé]”

Assim, percebemos que a Palavra de Deus condena as divisões na Igreja.

Outra passagem bíblica muito clara contra as divisões, está em Gálatas 5:19-21, onde lemos: “Ora, as obras da carne são evidentes: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, inimizade, contenda, ciúmes, acessos de raiva, rivalidades, dissensões, divisões , invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como já os avisei antes, que aqueles que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

igreja x Igreja

Evidentemente, existe diferenças entre a igreja terreal, a instituição denominacional que congrega pessoas, e a Igreja mística, que é aquela que faz parte do Copo de Cristo, onde congrega cristãos de todas as denominações, culturas e povos.

A igreja terrena sempre terá diversas placas, principalmente por estar sendo administrada por homens, enquanto que a Igreja espiritual terá unidade plena em Jesus Cristo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em síntese, devemos buscar unidade com nossos irmãos na fé, pois isso é parte do plano de Deus, mas também devemos entender e respeitar a existência de muitas denominações.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending