Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre a divisão?

A Palavra de Deus condena as divisões na Igreja.

em

Igreja
Igreja antiga (Foto: Reprodução/Unsplash)

Na Bíblia nós encontramos muitos apelos pela unidade da Igreja. Mas também existem muitos avisos contra a divisão.

Nesse sentido, a Bíblia clama pela unidade da Igreja através de Jesus Cristo, condenando a divisão.

Primeiramente, devemos lembrar que antes da crucificação Jesus orou para que Seus discípulos fosse um (João 17:20-23), o que nos faz perceber o desejo divino pela unidade.

Algumas pessoas afirmam que essa oração de Jesus Cristo não teve resposta. No entanto, podemos afirmar que em Cristo existe unidade na , mesmo com tantas divisões denominacionais.

Ou seja, todos os crentes são de fato um em Cristo, como parte de Seu corpo.

Logo, falta resultados práticos para alcançar a unidade.

Divisão

Além da oração de Jesus Cristo, a Bíblia exorta em muitas outras passagens sobre a unidade da Igreja.

Em Romanos 16:17, por exemplo, lemos Paulo dizendo: “Exorto-vos, irmãos e irmãs, a ter cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos em seu caminho que são contrários ao ensino que você aprendeu. Fique longe deles.”

Além disso, Paulo também adverte em 1 Coríntios 1:10, dizendo: “Rogo a vocês, crentes, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vocês estejam de pleno acordo no que dizem, e que não haja divisões ou facções entre vocês, mas que vocês estejam perfeitamente unidos em seu modo de pensar e em seu julgamento [sobre assuntos de fé]”

Assim, percebemos que a Palavra de Deus condena as divisões na Igreja.

Outra passagem bíblica muito clara contra as divisões, está em Gálatas 5:19-21, onde lemos: “Ora, as obras da carne são evidentes: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, inimizade, contenda, ciúmes, acessos de raiva, rivalidades, dissensões, divisões , invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como já os avisei antes, que aqueles que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

igreja x Igreja

Evidentemente, existe diferenças entre a igreja terreal, a instituição denominacional que congrega pessoas, e a Igreja mística, que é aquela que faz parte do Copo de Cristo, onde congrega cristãos de todas as denominações, culturas e povos.

A igreja terrena sempre terá diversas placas, principalmente por estar sendo administrada por homens, enquanto que a Igreja espiritual terá unidade plena em Jesus Cristo.

Em síntese, devemos buscar unidade com nossos irmãos na fé, pois isso é parte do plano de Deus, mas também devemos entender e respeitar a existência de muitas denominações.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending