Siga-nos!

estudos bíblicos

Introdução ao livro de Levítico

Autoria, data, canonicidade, propósito do livro escrito por Moisés.

em

Bíblia aberta no livro de Levítico (Gospel Prime)

Conclusão

Como bem pontua a Bíblia de Estudo Arqueológica NVI, em sua introdução ao livro de Levítico, “O muro que dividia a adoração judaica da adoração cristã foi mais tarde removido pelo convite de Deus à em Cristo e em sua obra consumada na cruz (Gl 3.28; Ef 2.11-22), de modo que as leis de Levítico não mais precisam ser observadas. No entanto, os princípios morais que elas expõem ainda se aplicam aos nossos dias”.

Pensando nas Escrituras do Antigo Testamento, o apóstolo Paulo afirma: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança” (Rm 15.4).

Em virtude disso, há uma razão muito forte para atentarmos para este livro, como os apóstolos e evangelistas atentaram (veja seu uso constante como pano de fundo na Carta aos Hebreus!). Embora não sejamos levitas, fomos constituídos por Cristo “reis e sacerdotes” (Ap 1.6; 5.10), e há princípios morais e cúlticos em Levítico que se aplicam também a nós, Igreja do Senhor.

Notas e referências

[1] Septuaginta é a designação da mais antiga tradução em grego do Antigo Testamento, feita para uso da comunidade de judeus do Egito no final do século III a.C. e no II a.C.. Como teria sido realizada por 72 tradutores, chama-se “a versão dos setenta”, donde vem o título Septuaginta (também expressa simplificadamente pelos algarismos romanos: LXX). Esta tradução grega do AT foi bastante conhecida nos dias de Cristo, sendo, ao que sugerem os estudos da Exegese bíblica, bastante utilizada pelos redatores do Novo Testamento.
[2] Christopher Wright. Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, p. 192.
[3] Cânon ou cânone das Escrituras é a lista de textos (ou “livros”) religiosos que uma determinada comunidade aceita como sendo inspirados por Deus e autoritativos. A palavra “cânon” vem do termo grego κανών, e significa literalmente “régua” ou “vara de medir”.
[4] citado por William MacDonald. Comentário Bíblico Popular, AT, Mundo Cristão, p. 87
[5] N.Kiuchi. Novo Dicionário de Teologia Bíblica, Vida, p. 220.
[6] William MacDonald. op. cit.
[7] Christopher Wright. op. cit.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Páginas: 1 2 3 4 5

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending