Siga-nos!

estudos bíblicos

Introdução ao livro de Levítico

Autoria, data, canonicidade, propósito do livro escrito por Moisés.

em

Bíblia aberta no livro de Levítico (Gospel Prime)

Manual do sacerdote

Embora seu conteúdo não diga respeito exclusivamente ao ofício sacerdotal, há predominante instrução para a liderança religiosa de Israel, especialmente os levitas e sacerdotes.

Embora sacrifícios já fossem praticados desde os dias da família de Adão (vê-se o cap. 4 de Gênesis, as ofertas de Abel e Caim), passando por Noé na reconstituição da raça humana, e pelos patriarcas de Israel, aquele povo recém-fugitivo do Egito e que até então não tinha uma tradição escrita (os ensinos até Moisés eram passados oralmente de pai para filho) nem uma identidade própria necessitava de orientações:

  1. quanto ao correto sacrifício a ser oferecido a Deus
  2. quanto ao relacionamento pessoal e coletivo com o Senhor
  3. quanto ao relacionamento dos hebreus uns com os outros
  4. quanto ao relacionamento com os povos pagãos que habitavam a terra de Canaã, cujos costumes eram repugnantes para Deus
  5. e como usufruiriam da terra e de seus recursos naturais

Portanto, junto de Êxodo, Números e Deuteronômio, Levítico constitui-se um verdadeiro manual de culto e conduta para as lideranças de Israel e também para todo o povo que devia neles se inspirar. Christopher Wright assim resume a estrutura deste livro-manual:

“Levítico começa com o que é, na prática, um manual de sacrifícios, primeiro explicando, em termos leigos, em que momentos do sacrifício todos os envolvidos deviam participar, que tipos de animais eram adequados para que tipos de propósitos e o que se devia fazer com eles etc. Em seguida, apresenta algumas regras a mais para o bem dos sacerdotes. (…) Para os israelitas, que viviam debaixo da aliança, a vida envolvia muito mais do que a adoração apropriada e a pureza ritual, de sorte que o restante do livro passa a estabelecer uma ampla variedade de responsabilidades pessoais, familiares, sociais e econômicas, todas elas com o propósito de capacitar Israel a manter aquele caráter nacional distintivo (santidade), para o qual Deus os havia criado” [7]

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Páginas: 1 2 3 4 5

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending