Siga-nos!

Opinião

Fé e caminhos para vencer dificuldades financeiras

O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. (Provérbios – 18:15)

Reinaldo Domingos

em

Bolsos vazios. (Foto: Horst Tinnes / Pixabay)

Sabemos que as dificuldades financeiras são uns dos maiores problemas da atualidade. O endividamento e a inadimplência trazem desânimo e até mesmo a depressão em milhões de pessoas.

Diante dessa situação, os sonhos são deixados de lado e se começa a pensar que nada pode dar certo. Mas acredite: é possível vislumbrar novos horizontes de prosperidade financeira quando se tem perseverança e fé.

O primeiro passo é saber que o tempo pode ser um grande aliado. Sendo assim, saiba que por mais que a situação de endividamento possa parecer irreversível, nunca é tarde para começar a estipular os seus sonhos e, sabendo quanto eles irão custar, começar a poupar com essa finalidade, mesmo que esse sonho signifique sair das dívidas.

Esse processo de mudança de comportamento deve envolver a família, afinal quando falamos de sonhos, também estão incluídos os coletivos, pois as famílias possuem sonhos em comum: uma viagem de férias, a troca de um carro ou a compra de um novo eletrodoméstico, por exemplo.

É preciso ter coragem para encarar a situação na busca de melhorias. Para que isso aconteça de forma harmônica, reúna a família para uma conversa franca e que leve em consideração a opinião de todos os participantes, inclusive das crianças. O assunto principal deve ser os sonhos, afinal ninguém gosta de falar sobre corte de despesas. Sendo assim, quando estes sonhos em comum estiverem definidos, é hora de traçar estratégias para realizá-los.

Quando existe essa união, sair de uma situação adversa como a inadimplência e passar a construir novas realizações se torna muito menos penoso. Para isso, é preciso que os sonhos passem a se tornar prioridade na vida de todos, mesmo que pequenos.

Saiba que nunca é tarde para plantar uma semente de mudança que irá gerar frutos no futuro. Lembre-se de Hebreus 13:5: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Publicidade