opinião
Direitos Humanos [de verdade] com a ministra Damares
Direito religioso a série: vivendo em tempos de pandemia.
Alguns grupos tentaram, de todas as formas, desqualificar o trabalho e a pessoa da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos: Damares Alves, em típica figura de intolerância religiosa. Entretanto, não é a sua confissão de fé que a faz ser tão querida pelo povo brasileiro, mas sua experiência e trabalho que antecede o Ministério atual, além, é claro, de resultados.
Damares Alves é uma pastora evangélica que, motivada pelo fermento do Evangelho e o exemplo de Jesus Cristo, faz um ótimo trabalho na arena pública.
Mais do que nunca, entendemos que a Igreja não pode parar. Da mesma forma que nos reinventamos para que continuemos firmes e constantes na comunhão nestes tempos de pandemia, devemos ter ciência de nossa vocação social.
O Brasil ainda está saindo de uma grande crise de saúde pública. Não entrando no mérito de decisões erradas que foram tomadas por parte de governantes locais, temos um Ministério que fez história no cuidado das minorias e no impulsionamento da colaboração entre a Igreja e Estado.
Aqui a lição é dupla: como Igreja, nossa escolha política aponta o destino de uma Nação, e como crentes em Deus, temos modelos a seguir. Direitos humanos nasce no seio da Igreja, conforme preleciona Gênesis.
“Os fundamentos sobre os quais se assenta o Estado Democrático Brasileiro estão dispostos no artigo primeiro de sua Constituição, quais sejam: soberania, cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político […]” (VIEIRA & REGINA, 2020, p. 164).
O Estado brasileiro é laico, e laico para o Estado Constitucional brasileiro, nos termos expostos no art. 19, I da Constituição, significa a ampla colaboração da ordem espiritual com a ordem política e vice-versa. É a Igreja sendo o braço social do Estado em locais e situações que ele não consegue ir e o Estado promovendo a importância da fé e protegendo seu amplo e efetivo exercício.
Para continuar falando sobre esse tema, nada melhor do que a própria Ministra Damares:
-
igreja perseguida3 dias atrás
Portas Abertas pede para Biden classificar Nigéria em lista de perseguição
-
política2 dias atrás
Pastor lembra propina em pesquisas eleitorais favoráveis ao PT
-
política4 dias atrás
Biden pede orações após atirador matar 19 crianças em escola
-
opinião3 dias atrás
Não suponha, pergunte
-
política2 dias atrás
Vereadora assembleiana rebate “pastor” socialista: “lobos disfarçados”
-
política5 dias atrás
Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão
-
igreja perseguida4 dias atrás
MP vai investigar pastor que criticou cerimônia ecumênica com umbandistas
-
vida cristã5 dias atrás
Enquete: Maioria vê pecado em pregadores que vendem ingressos
-
cultura3 dias atrás
Criador do “The Chosen” anuncia novas produções
-
justiça5 dias atrás
Justiça manda Band e Record diminuírem tempo de igrejas na programação
-
vida cristã4 dias atrás
Pastora de Atlanta é esfaqueada e queimada por homem
-
igreja perseguida4 dias atrás
Pastor é preso acusados de converter 1000 pessoas, na Índia