Siga-nos!

educação financeira

Consumo consciente: caminho que leva à realização e plenitude

Comprar ou ter sonhos materiais não é o problema, o grande mal está em deixar que isso chegue a um estágio de descontrole

em

“Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui” (Lc 12: 15)

A partir desta passagem bíblica, quero falar sobre o consumo x consumismo e como nossa sociedade atual realiza suas escolhas. Acredito que a discussão seja extremamente válida, não só pela prática exacerbada do consumo ser um pecado, mas também porque este é o principal motivo pelo qual grande parte das pessoas não consegue alcançar seus maiores objetivos de vida.

É preciso entender que satisfação pontual não é aquilo que nos trará o sentimento de plenitude. Vamos refletir um pouco e tentar responder: o que vale mais, saciar um desejo por um produto adquirido de maneira aleatória ou realizar um grande sonho? Veja bem, o sonho em questão até pode ser algo material e caro, mas a diferença é que este sim trará a alegria genuína.

Além disso, a ostentação de maneira frequente e desordenada traz, mais cedo ou mais tarde, o desequilíbrio financeiro, enquanto que a realização de um verdadeiro sonho é tida por meio de planejamento, só oferecendo benefícios a essa nossa passagem pela vida terrena, em busca de um lugar garantido no Reino de Deus.

É fácil se perder no meio do caminho, claro que é; há muitas tentações que aparecem como obstáculos para nos tirar do foco. Isso em qualquer assunto, mas ainda mais quando se trata de consumo, as com as jogadas de publicidade, os apelos das chamadas, promoções fajutas, dentre outras coisas que nos dão a falsa sensação de economia.

Mas volto a reforçar: comprar ou ter sonhos materiais não é o problema, o grande mal está em deixar que isso chegue a um estágio de descontrole, comprometendo as finanças. Seguir nossos sonhos, viver dentro do padrão de vida, planejar, este sim é um comportamento condizente com o espírito cristão. Estamos aqui para aproveitar nosso tempo da melhor maneira possível, dentro dos ensinamentos do Senhor, e a educação financeira é imprescindível!

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Trending