Siga-nos!

opinião

Como desenvolver resistência para atravessar as dificuldades

Resistir à pressão e manter o autocontrole diante de situações difíceis resultará em crescimento.

Abner Ferreira

em

Jovem subindo escadas. (Foto: Bruno Nascimento / Unsplash)

As dificuldades são inevitáveis nesta vida. Ainda assim, é possível aprender muito com elas. Os tempos difíceis podem ajudar a desenvolver muitos valores, como resistência e a capacidade de aprender com os problemas.

Muitas vezes a persistência tem maior valor do que o talento ou a inteligência. Resistir à pressão e manter o autocontrole diante de situações difíceis resultará em crescimento pessoal e diversos benefícios.

A Bíblia nos ensina: “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2.26).

É evidente que o texto bíblico fala sobre a necessidade de guardar a , de resistir às tentações e de esperar os prêmios espirituais. Mas também nos lembra que muitas vezes é preciso encarar as provações como desafios.

Pessoas que venceram na vida, que nasceram pobres e conquistaram independência financeira, por exemplo, elas tiveram de ser resistentes. Certamente tiveram vontade de desistir de seus objetivos, mas não desistiram.

Essa habilidade precisa ser desenvolvida. Não é algo que se adquire uma vez na vida e pronto, nunca mais precisa se preocupar. As dificuldades virão ao longo de toda a nossa trajetória e devemos usá-las para desenvolver valores.

A neuroplasticidade nos permite mudar, nos adaptar e nos moldar diante de novas experiências. Isso quer dizer que sempre haverá possibilidade de desenvolver novos aprendizados, mudanças e adquirir novas habilidades.

Portanto, não importa a sua idade, seja jovem ou de idade avançada, todos temos a capacidade de mudar nossa personalidade, treinar nossas emoções e desenvolver resistência psicológica.

“Sem resistência, não há progresso. Sem sombras, não há luz.” (Arthur Schopenhauer)

É preciso encarar os constantes desafios como um processo de crescimento e progresso. Algumas pessoas desanimam diante de dificuldades. Elas criam grandes projetos, fazem planos dignos de sucesso, mas desistem quando se veem diante de desafios.

Não adianta fugir dos desafios. É importante enfrentar as dificuldades que se apresentam. Levantar a cabeça e lutar com coragem para atingir os objetivos propostos ou mesmo para superar tempos de crise.

Entendo que a resistência vem sempre acompanhada de perseverança, ânimo, coragem, esperança e automotivação. Também é importante aprender com exemplos de pessoas vencedoras.

Existem alguns pontos que podem dificultar o desenvolvimento da resistência:

  1. Queixar-se constantemente de tudo;
  2. Menosprezar suas habilidades;
  3. Superdimensionar os desafios;
  4. Focar no problema ao invés da solução;

O político britânico Winston Churchill disse certa vez: “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Cristão, advogado, esposo, escritor, discípulo e Presidente da Assembleia de Deus em Madureira.

Trending