Siga-nos!

cultura

Cris Linnares narra como venceu a depressão através da fé em livro

“Doidas no Divã” discute saúde mental, fé e empoderamento feminino.

Cássia de Oliveira

em

Cris Linhares
Cris Linhares (Foto: Divulgação/Assessoria)

A autora e terapeuta de mulheres, Cris Linnares, acaba de lançar o livro “Doidas no Divã” que relata como ela venceu a depressão, a síndrome do pânico e resgatou sua autoestima através da . A partir da sua jornada em busca de sentido para a vida, a psicóloga aborda formas de ressignificar momentos difíceis e de libertar-se de pensamentos prisioneiros.

O livro, publicado pela Editora Buzz, foi lançado em março de 2020, no ápice da pandemia do covid-19, momento em que mais a saúde mental de mulheres foi prejudicada. Segundo pesquisa realizada pela organização espanhola Malasmadres, 70% das mulheres estão mais cansadas hoje do que antes da pandemia e 86% se sentem apáticas, tristes e desmotivadas neste período.

Num diálogo consigo mesma, Cris inicia “Doidas no Divã” contando o seu “ato de loucura”: mudar para os EUA para encontrar seu amor verdadeiro. A decisão foi baseada num sonho que Cris teve, acreditando que era um sinal. Já na viagem para seu novo lar, ela inicia seu encontro com Deus; começa a ler a Bíblia – que sua avó, uma mulher cristã de muita fé, lhe deu – durante o voo.

A jornada pelo par ideal acabou se tornando uma jornada pelo autoconhecimento. Cris, apesar de parecer ter conquistado o sonho americano, se vê em meio a tormentas: desenvolve depressão e síndrome do pânico. Ela, que já era psicóloga e terapeuta de mulheres, começou a se autoanalisar e identificou um padrão de comportamento que chamou de Três Pensamentos Prisioneiros que sempre a sabotavam: perfeccionismo, a preocupação e a procrastinação.

Então, ao conseguir sair deste padrão de comportamento, a autora melhora muito e começou a ser convidada para compartilhar sua experiência e conhecimento com outras mulheres em palestras, ganhando grande visibilidade. Até que criou a ONG Woman’s Impact, que apoia mulheres e crianças em situação de extrema vulnerabilidade.

Todo este trabalho lhe rendeu o título de única brasileira como uma das 50 heroínas dos Estados Unidos por sua iniciativa com saúde mental e empoderamento feminino, segundo a revista Glamour.

Cris Linnares afirma que só encontrou paz quando se encontrou com Cristo ao lembrar-se de um versículo que havia num quadro em sua casa, quando criança: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Ao ouvir de um terapeuta que depressão, síndrome do pânico e ansiedade era o “novo normal”, Cris buscou na Bíblia um novo significado e, ao ler que “a sabedoria de Deus é loucura para os homens” (Coríntios 1:25), definiu como meta de vida, abraçar essa loucura.

Inclusive, recomenda: “Use a loucura em seu favor: está tudo bem não estar bem. Ela faz parte, não é fácil ser mulher e não ser taxada dessa forma. Aliás, as pessoas mais inspiradoras que conheci foram chamadas de doidas por aqueles que acreditam que viver uma vida normal é o certo”, aconselha a autora.

Sobre Cris Linnares

Cris Linnares é psicóloga e terapeuta de mulheres há mais de 20 anos e autora da comédia feminina teatral “Divas no Divã”. A escritora possui em seu currículo cursos de aprofundamento em Terapia Cognitiva pela Universidade de Harvard, e Estudo da Mulher pela Universidade da Califórnia. Cris é a única brasileira entre as 50 heroínas dos Estados Unidos pela revista Glamour, por seu trabalho com saúde mental e empoderamento feminino. Ela também já palestrou no TEDxtalk.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Jornalista formada pela UFRGS. Repórter da AD Guaíba, colunista do Blog Nam.orei e colaboradora do Blog Ultimato Jovem. Anunciando boas novas.

Trending