educação financeira
A falsa prosperidade dos altos rendimentos
“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”. (Timóteo 6:9)

Muitas pessoas costumam associar a prosperidade ao sucesso financeiro, de altos ganhos e salários, mas essa ideia de que para ser uma pessoa bem-sucedida você precisa necessariamente ganhar muito dinheiro está equivocada.
Aqueles que têm muitas posses, geralmente deixam de visualizar o que realmente importa em suas vidas e acabam se perdendo com as próprias finanças, mesmo ganhando grandes quantias.
Por outro lado, há muitas pessoas que vivem com menos e conseguem se organizar financeiramente, vivendo dentro de um padrão de vida adequado a ela e consequentemente ser uma realizadora de sonhos.
Como diziam os Provérbios 17:16: “De que serviria o dinheiro na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?” Sempre costumo lembrar dessa passagem, pois é preciso entender que a elevação da renda não é a solução para todos os problemas e tampouco sinônimo de realização para todos os nossos sonhos. Se a sua relação com o dinheiro não for saudável, quanto mais ganhar, mais gastará de forma desordenada.
A prosperidade pode estar mais próxima do que se imagina, mas é preciso ter sabedoria para visualizá-la de forma clara, ou seja, a mudança dos nossos hábitos e comportamentos irão fazer com que tenhamos o ímpeto para poupar em prol de realizações que realmente façam sentido, sejam pessoais ou coletivas.
O ato de poupar é sempre visto como um grande sacrifício, uma privação, mas esse é um processo que se torna natural com o passar do tempo. Basta dar o primeiro passo para que esta prática se transforme em um costume e então as suas conquistas começam a ficar cada vez mais próximas.
Sendo assim, é possível dizer que todos têm a possibilidade de se tornarem pessoas prósperas, independentemente do quando ganham. Isso só é possível quando o ato de guardar se torna uma prática habitual, sempre priorizando a realização de sonhos.
Portanto, não acredite em um possível “fracasso” baseando-se na sua renda atual, caso ela não esteja de acordo com o que gostaria, apenas certifique-se de que está focado no caminho da prosperidade e o restante virá até você sem que perceba.

-
cinema5 dias atrás
Filme sucesso nos EUA sobre atuação do diabo estreia em plataforma cristã
-
política5 dias atrás
Governo finge pacto com evangélicos contra a fome, porém líderes negam
-
vida cristã5 dias atrás
Trabalhadores religiosos têm maior satisfação no trabalho, aponta estudo
-
vida cristã5 dias atrás
Faculdade católica para mulheres aceitará homens que se identificam como mulheres
-
política2 dias atrás
“Não existe comunista cristão”, lembra Michelle Bolsonaro sobre Dino
-
vida cristã2 dias atrás
Maioria dos cristãos rejeita uso de inteligência artificial na Igreja
-
vida cristã2 dias atrás
Jovens britânicos dizem que proibiriam Bíblia por “discurso de ódio”
-
justiça4 dias atrás
Gilmar Mendes diz que ministros do STF não são odiados pela população
-
igreja perseguida1 dia atrás
Muçulmanos Fulani matam 7 cristãos em ataque na Nigéria
-
igreja perseguida1 dia atrás
Adolescente cristã conta história de sofrimento após ser forçada a se casar com muçulmano
-
justiça2 dias atrás
Moraes multa em R$ 600 mil donos de perfis sem TSE intimá-los antes
-
testemunhos2 dias atrás
“Minha força vem do Senhor”, diz refém do Hamas liberto após 50 dias