Siga-nos!

justiça

Toffoli diz que país vive semipresidencialismo com STF de poder moderador

Ministro diz que atuação da Corte foi fundamental para atenuar os impactos da pandemia.

em

Dias Toffoli
Dias Toffoli (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu nesta terça-feira (16), que a Corte interfere no Executivo, apontando que o Brasil vive “um semipresidencialismo com um controle de poder moderador que é exercido pelo STF”.

A fala do ministro se deu no 9º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, quando ele também apontou a questão da pandemia como tendo sido de fato usada pelos integrantes da Corte para interferir na Presidência da República. “Basta verificar todo esse período da pandemia”, acrescentou.

De acordo com o ministro, a atuação do STF teria sido fundamental para atenuar os impactos do novo coronavírus, mesmo desconsiderando os milhares de mortos em consequência da disputa de poder que virou a pandemia.

“Governar não é fácil no Brasil”, observou Toffoli. “O sistema presidencial tem muita força, mas o parlamento é a centralidade, na medida em que, é no parlamento que se formam os consensos das elites regionais, sendo a Justiça sua fiadora”, disse.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending