Siga-nos!

política

Relatório aponta vantagem de trans em esportes femininos

Documento defende a criação de uma categoria trans no esporte universal.

em

Laurel Hubbard
Laurel Hubbard (Foto: Manish Swarup/AP)

A ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel, defensora dos direitos das mulheres nos esportes femininos, postou nas suas redes sociais um estudo que mostra a vantagem das atletas transexuais sobre as atletas femininas biológicas.

“Relatório de um estudo no Reino Unido sobre a participação de transexuais no esporte determinou que os homens que se identificam como mulheres mantêm vantagens fisiológicas mesmo que suprimam os níveis de testosterona”, resumiu ela no Twitter.

De acordo com a pesquisa, apenas reduzir a testosterona para igualar aos níveis de um corpo feminino não é o suficiente para que a competição seja igualitária.

“Evidências de longo prazo indicam que homens têm diversas vantagens físicas em esportes se comparado a mulheres, e isto é reconhecido pela lei. A pesquisa em questão aponta que a supressão da testosterona não acaba com esta vantagem física sobre as mulheres e, portanto, não é garantia de uma competição justa e/ou segura”, diz o relatório.

Nesse sentido, o documento sugere que seja criado uma categoria “universal” nos esportes para que os atletas trans e os que não se identificam com nenhum gênero.

A pesquisa foi feita nos últimos 18 meses, analisando dados de 175 organizações sobre o tema, além de entrevistar cerca de 300 pessoas sobre o assunto.

Trending