Siga-nos!

política

Gospel Prime entrevista nesta sexta o ex-juiz Sergio Moro

Ex-juiz da Lava Jato participa da série de entrevistas Governo dos Justos.

em

Sérgio Moro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Gospel Prime entrevista nesta sexta-feira (1) o ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato ao Senado pelo estado do Paraná. Moro foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro e foi o juiz responsável pela Operação Lava Jato.

Através de seus julgamentos no âmbito da Lava Jato, o ex-juiz condenou o petista Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de comandar o maior esquema de corrupção da história do país. Além de Lula, Moro também prendeu outros nomes importantes da política nacional.

Recentemente, o ex-juiz desistiu de disputar à Presidência da República, após uma saída conturbada do governo.

Graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, concluiu o mestrado e o doutorado pela UFPR, onde lecionou direito processual penal. Ele também especializou-se em crimes financeiros.

No ano de 1996 tornou-se juiz federal e trabalhou em casos como o escândalo do Banestado e a Operação Farol da Colina. Foi juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo assessorado a ministra Rosa Weber durante o julgamento dos crimes relativos ao escândalo do mensalão.

Foi no período entre 2014 e 2018 que Moro ganhou notoriedade nacional e internacional por comandar o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e a Odebrecht.

Em 2017, no âmbito dessa operação, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a decisão foi posteriormente anulada por manobra dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em sua grande maioria indicados pelos governos do PT.

Assista:

Trending