Fé
Evangélicos transformam hits da música secular em canções evangélicas
Paródias existem no meio evangélico há anos e com a internet são divulgadas com maior rapidez
Não é de hoje que sucessos da música secular ganham versões evangélicas e viram hits em cultos e festas dentro das igrejas. Na internet encontramos diversas paródias que trazem palavras do vocabulário evangélico em cima de músicas populares.
Entre as canções parodiadas encontramos o sucesso de Adriano Gospel Funk “Dízimo e Ofertas” uma paródia da música “Ritmo de Festa” cantada no programa de Silvio Santos. O vídeo postado em julho deste ano foi visto mais de 52.000 vezes e recebeu muitos votos contrários.
Outro vídeo de paródia que recebeu muitas visitas foi o MC Céu, um garoto dançando a versão gospel da música “Créu”, sucesso em 2008. O vídeo visto mais de um milhão de vezes traz no final a mensagem de que “Jesus é a única alternativa” para ir pro céu.
Essa semana chegou ao conhecimento de vários blogs de humor evangélico outra paródia, dessa vez com um sucesso mais recente, a música “Ai Se Eu Te Pego” do cantor Michel Teló foi adaptada por dois jovens evangélicos e virou “Assim eu prego”.
Para o pastor Armando Taranto Neto, da Assembleia de Deus em Itajaí, para uma música ser cantada na igreja precisa ser questionado uma série de aspectos como: Quem é o autor? Quais são suas convicções de valores? Qual é a fonte inspiradora da música? E da melodia? Em que circunstâncias foi a música criada? Está a letra de acordo com a sã Doutrina Bíblica?
Mas não é só isso, em sua opinião “tomar uma música popular de sucesso, seja de qual ritmo for, trocar a letra da mesma por refrões e rimas sem nexo, dando uma roupagem forçada de gospel, evangélica ou algo que o valha, e achar que Deus está neste negócio é no mínimo uma ‘Piada’”.
O pastor também afirma que, só o fato de trocar a letra da música não a transforma em sacra, muito pelo contrário, em sua visão a melodia também é importante, pois é ela que transmite o espírito. “A música não é só a letra, mas o “espírito” que ela carrega, entenda-se “espírito” como a intenção subliminar, das entrelinhas, oculta. Ainda que se troque a letra a melodia está lá.”
Histórias antigas
De fato a internet tem feito com que essas músicas sejam divulgadas com maior rapidez e cheguem ao maior número de pessoas. Mas engana-se quem pensa que as paródias evangélicas são coisas recentes, pois no final da década de 90 o cantor Cesarel gravou um de disco com canções que eram sucessos nos bailes funks cariocas com letras evangélicas, como é o caso do Rap do Pastor.
Em uma gravação sem data encontramos uma reportagem do Jornal Nacional que mostrava um culto da Igreja Universal do Reino de Deus onde o pastor pedia para que os fiéis levassem suas ofertas ao som da música “Ilariê” da Xuxa, com as palavras: “Tá na hora, tá na hora/ Tá na hora de ofertar/Traz aqui sua moeda, /pra Jesus te abençoar!”.
Veja os vídeos com paródias:
Dízimo e Oferta (Ritmo de Festa):
Céu (Créu):
Assim eu prego – (Ai se eu te pego):
Mas para quem gosta de parodiar músicas seculares o pastor Armando Taranto Neto manda um recado: “Querido irmão, não troque o sagrado pelo profano, ainda que seja “engraçado”. Deus não opera na esfera do “engraçado”, do deboche, da ironia, mas na manifestação de sua Graça em nos presentear com seu Filho Jesus Cristo, autor e consumador de nossa salvação”.
-
brasil3 dias atrás
“Vou falar de Deus mesmo com o bumbum de fora”, diz Urach
-
igreja5 dias atrás
Cristãos são presos e igrejas fechadas na Argélia
-
igreja perseguida3 dias atrás
Cristofobia: Pastor Luiz Sayão tem página censurada na Wikipédia
-
política5 dias atrás
Revista Time coloca Anitta e Boulos entre os 100 líderes do mundo para o futuro
-
eventos & conferências5 dias atrás
Franklin Graham vem ao Brasil para participar do Festival Rio
-
israel3 dias atrás
Israel recebe um dos manuscritos de Ester mais antigos do mundo
-
igreja5 dias atrás
Ler a Bíblia deu esperança aos cristãos durante a pandemia, diz pesquisa
-
cultura5 dias atrás
Trans tem música em primeiro lugar na categoria cristã do iTunes
-
igreja perseguida4 dias atrás
Cristãos colombianos são desprezados e obrigados a renunciar sua fé
-
sociedade4 dias atrás
Censura: Amazon remove livro de autor conservador sobre “transgenerismo”
-
igreja perseguida4 dias atrás
China expande repressão contra cristãos e muçulmanos
-
arqueologia bíblica4 dias atrás
Estrada de peregrinação em Jerusalém foi construída por quem condenou Jesus