Siga-nos!

igreja

Estudo mostra níveis recordes de pastores pensando em desistir de ministério

Pastores sofrem declínio de bem-estar durante a pandemia.

em

Reunião de pastores da Convenção Batista do Sul (Foto: Reprodução/Baptist Press)

Segundo um estudo do Barna Group, que contou com 507 pastores protestantes, enquanto muitos pastores relatam dificuldades com seu bem-estar em meio a pandemia do COVID-19, 38% dos pastores que participaram do estudo consideram seriamente deixar o ministério em tempo integral.

De acordo com The Christian Post, o estudo, conduzido entre os dias 12 e 18 de outubro, reflete um aumento significativo em relação aos 29% dos pastores que relataram se sentir desta forma em janeiro.

O vice-presidente de engajamento da igreja Barna, Joe Jensen, disse que a quantidade de pastores procurando deixar suas posições é alarmante, sendo o maior número já visto.

“Estamos acompanhando isso em nosso relatório Estado dos Pastores que fizemos com a Universidade Pepperdine em 2016, 2017. Não tínhamos essa estatística exata, mas estávamos rastreando o esgotamento. E os pastores estavam se sentindo esgotados e os fatores de risco envolvidos”, disse Jensen.

Com base nos dados coletados em meio à pandemia, Jensen acredita que a pandemia teve um impacto significativo no bem-estar dos pastores. Especificamente em uma métrica que ele chama de “cinco dimensões do florescimento”, que envolvem o bem-estar espiritual, emocional, relacional, financeiro e físico dos pastores.

“Estamos acompanhando o bem-estar geral e a saúde dos pastores há muito tempo em Barna, mas temos acompanhado especialmente como a pandemia tem impactado os pastores pessoal e profissionalmente. Temos prestado atenção muito de perto a essas cinco dimensões de florescimento”, continuou Jensen.

A métrica de sucesso para pastores tem sido centrada em torno de coisas como o número de membros da igreja, quanto dinheiro está sendo coletado em dízimos e ofertas e quão grande é o espaço da igreja.

“O que realmente precisamos começar a medir são as coisas que realmente importam. E nós realmente acreditamos que o que importa agora é o nosso povo realmente crescendo como discípulos de Jesus em todas as áreas de suas vidas”, concluiu Jensen.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending