igreja
Pesquisa Barna aponta melhora no sentimento dos pastores
Pastores relatam maior satisfação e confiança em seu chamado ministerial.
Um novo relatório da Barna revela que menos pastores estão agora insatisfeitos com seu trabalho ou em dúvida quanto ao seu chamado. No entanto, essa recuperação não é tão evidente entre pastores mais jovens ou do sexo feminino.
Segundo The Christian Post, dados recentemente publicados do último relatório da Barna, O Estado dos Pastores, Volume 2, criado em parceria com a World Vision, Brotherhood Mutual, RightNow Media e World Impact, mostram a confiança e segurança em alta que os pastores agora têm em seus empregos em comparação com o esgotamento que relataram enquanto emergiam dos estragos dos bloqueios do Covid-19 nos últimos anos.
Nesse sentido, em 2022, apenas 35% dos pastores disseram estar “mais confiantes” em seu chamado do que quando começaram no ministério, mostra dados anteriores. Em 2023, a parcela de pastores que agora dizem estar “mais confiantes” em seu chamado do que quando começaram no ministério aumentou para 51%.
Desse modo, outros 39% disseram estar “tão confiantes quanto antes”. A parcela de pastores que afirmaram estar “menos confiantes” em seu chamado caiu de 14% em 2022 para 9% em 2023. Cerca de 51% dos pastores do sexo masculino, e 53% do sexo feminino, relataram estar confiantes em seu papel. Cerca de 50% dos pastores com menos de 45 anos se sentiram da mesma forma.
Além disso, a parcela de pastores que disseram estar “muito satisfeitos” também aumentou 7 pontos percentuais entre 2022 e 2023, de 52% para 59%. Houve também um aumento semelhante na satisfação entre pastores com sua igreja atual. Cerca de 47% dos pastores relataram estar “muito satisfeitos” com o ministério em 2023, em comparação com 38% que disseram o mesmo em 2022.
Sentimentos Positivos
Assim, apenas uma minoria de pastores mais jovens, 38%, e do sexo feminino, 32%, sentiram dessa forma. Enquanto isso, 50% dos pastores mais velhos e 49% dos pastores do sexo masculino relataram estar “muito satisfeitos” com seu ministério atual. Os pesquisadores observam que discrepâncias de idade e gênero têm perdurado por muito tempo em relação à satisfação no trabalho entre pastores, e parece que a recente recuperação fez pouco para diminuir essas lacunas.
Por fim, cerca de 75% dos pastores do estudo concordam com a afirmação: “Está se tornando mais difícil encontrar jovens cristãos maduros que queiram ser pastores”. Uma pesquisa de outubro de 2021 também mostrou que quase quatro em cada 10 pastores (38%) disseram que estavam “considerando seriamente” deixar o ministério em tempo integral. Os recentes dados sobre pastores pensando em deixar o ministério em tempo integral também mudaram.
“Esses saltos positivos na confiança e satisfação pastoral vão de mãos dadas com a diminuição do número de pastores que já consideraram deixar o ministério em tempo integral no último ano. Em março de 2022, esse número estava em 42%. No final de 2023, o número de pastores que consideraram isso caiu para 33%. Os pastores de hoje estão encontrando seu equilíbrio após um período prolongado de desestabilização”, concluíram os pesquisadores.
-
justiça5 dias atrás
Petição pelo impeachment de Moraes bate a meta de 1,5 milhão
-
justiça5 dias atrás
André Mendonça será relator de pedido de investigação contra ex-ministro de Lula
-
igreja perseguida4 dias atrás
Cristão é batizado em segredo no banheiro de casa devido à perseguição
-
testemunhos4 dias atrás
No primeiro dia de aula, professora ora “contra ansiedade e depressão” de alunos
-
igreja perseguida2 dias atrás
Em Ruanda, 10 mil igrejas são fechadas pelo governo
-
testemunhos1 dia atrás
Criança no Irã liga para programa para aceitar a Jesus
-
mundo1 dia atrás
Putin ameaça entrar em guerra contra a OTAN se Ucrânia usar mísseis de longo alcance
-
igreja1 dia atrás
Jordan Peterson denuncia infiltração da “cultura woke” nas igrejas protestantes
-
fé1 dia atrás
Líderes católicos criticam Papa por afirmar que “todas religiões levam a Deus”
-
igreja perseguida2 dias atrás
Em Bangladesh, casas de cristãos são marcadas com a cruz para serem expulsos
-
igreja1 dia atrás
Cristãos preparam Semana Nacional de Oração pelo Reino Unido
-
igreja perseguida2 dias atrás
Terroristas cortam a garganta de cristãos em ataque em Burkina Faso