Siga-nos!

estudos bíblicos

Dádivas, privilégios e responsabilidades na Nova Aliança

A supremacia de Cristo

em

Véu do Templo se rasgando. (Foto: Reprodução)

Conclusão

Com a Lição de hoje encerramos um ciclo de estudos sobre a antiga e a nova aliança na Carta aos Hebreus. Nossa confiança é que mesmo que alguns assuntos tenham sido repetidos nestas últimas Lições, tal repetição foi não só exegeticamente justificada, como também pedagogicamente necessária para fixar o assunto em nossas mentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assunto que, diga-se de passagem, não é tão simples quanto podia parecer a uma primeira vista: o sacerdócio de Cristo. O próprio autor de Hebreus admitiu que este era um assunto difícil (Hb 5.11). A repetição ajuda na compreensão.

Se fosse Paulo ele diria: “Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês” (Fp 3.1). Sejamos agradecidos a Deus por todas as bênçãos que Ele já tem derramado sobre nós e por tantas quantas ainda nos dará, e já que não podemos pagar por todas estas dádivas, “por meio de Jesus, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15).

____________

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

REFERÊNCIAS

(1) Ronald Gripp Donato. Susanna Wesley e sua influência na vida de John Wesley, Reflexão, p. 123

(2) Ronald F. Youngblood (ed.). Dicionário Ilustrado da Bíblia, Vida Nova, pp. 43,4

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

(3) Para ler sobre a alteração textual feita por Beza, leia este post que publiquei em minha página no Facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1091005037700557&set=a.113215372146200.15002.100003732127838&type=3&theater. Além do teólogo Robert Shank, que eu cito no post, o teólogo wesleyano Orton Wiley aponta ao menos outra mudança textual também feita pelo calvinista Teodoro de Beza em sua tradução de Hebreus, numa tentativa forçada de adequar o texto à sua teologia perseveracionista. Uma violência ao texto! Consulte A excelência da Nova Aliança em Cristo: comentário exaustivo da carta aos hebreus, Central Gospel, p. 293.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Páginas: 1 2 3 4

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending