Siga-nos!

cultura

Crise do coronavírus ameaça Sociedades Bíblicas em todo o mundo

Das 150 entidades, 88 correm sério risco de fechar, deixando de alcançar 245 milhões de pessoas.

Michael Caceres

em

Bíblia (Reprodução/Unsplash)

As medidas impostas em todo o mundo para combater o avanço da covid-19 estão tendo um efeito econômico negativo em diversos setores, inclusive nas Sociedades Bíblicas, que já relatam sérios problemas para continuar atuando em todo o mundo.

Segundo o Christian Today, a impossibilidade de continuar com a venda direta de Bíblias em países onde não há pontos de venda tem colocado em risco a existência destas entidades, já que muitas vezes essa é a atividade principal desenvolvida por elas.

Em países como Jordânia, Burkina Faso ou Egito, entre outros, as Sociedades Bíblicas correm o risco de fechar, situação que se repete em pelo menos 88 das 150 entidades desse tipo em todo o mundo, o que equivale em uma audiência de até 245 milhões de pessoas.

“Se essas sociedades bíblicas fecharem, enfrentaremos uma situação em que a Bíblia não será distribuída em alguns países e haverá um grande risco de não ter acesso à Bíblia para as comunidades cristãs”, disse Oldi Morava, diretor da Missão Internacional para o Sociedade Bíblica da Inglaterra. 

Apoio

Uma campanha de apoio internacional foi lançado pela Sociedade Bíblica da Inglaterra, com o objetivo de estender ajuda para as entidades no resto do mundo que estão em risco de fechamento. Eles planejam distribuir até 5 milhões de libras (R$ 35 milhões).

Os primeiros recursos já foram distribuídos para as Sociedades da Costa Rica, Sri Lanka e Gâmbia, onde a Bíblia tem um impacto na vida das pessoas e pode provocar mudanças sociais, segundo Morava.

“As Sociedades Bíblicas estão em operação há mais de 200 anos. Já passamos por duas guerras mundiais e pela pandemia de gripe de 1918. Sempre fomos capazes de continuar. Seria terrível se alguma Sociedade no resto do mundo tivesse que fechar agora devido à pandemia do coronavírus “, acrescentou Morava.

Trending