Siga-nos!

política

Candidato apoiado por Bolsonaro é eleito presidente do Senado

Rodrigo Pacheco, do DEM, foi eleito com 57 votos.

em

Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito em primeiro turno nesta segunda-feira (1º) como novo presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.

Em votação secreta, Pacheco conquistou 57 votos e Simone Tebet (MDB-MS), 21. Os dois candidatos foram os únicos a permanecerem na disputa, já que Lasier Martins (Pode-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) desistiram em favor de Tebet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pacheco foi eleito com apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, entre os quais siglas de oposição, como PT, Rede e PDT.

O resultado da eleição no Senado, anunciado pouco antes das 19h, foi o seguinte:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Rodrigo Pacheco (DEM-MG): 57 votos
  • Simone Tebet (MDB-MS): 21 votos

Entre os 81 parlamentares, três acabaram não votando, um por estar licenciado do mandato, que é o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), Jacques Wagner (PT-BA) e Jarbas Vasconcellos (MDB-PE), por razões médicas.

O candidato Rodrigo Pacheco também foi apoiado por Davi Alcolumbre (DEM-AP), que comandou a Casa nos últimos anos. Alcolumbre teria agido como cabo eleitoral de Pacheco desde dezembro do ano passado, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou sua reeleição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bolsonaro usou as redes sociais para parabenizar a vitória de Pacheco, afirmando que “em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending