Siga-nos!

política

Senado aprova advogado de Lula no Supremo Tribunal Federal

Advogado do petista foi aprovado pela Casa com 58 votos favoráveis a 18 contrários.

em

Zanin durante entrevista (Foto: Reprodução/YouTube)

O plenário do Senado aprovou, por 58 votos a 18, nesta quarta-feira (21), o advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi feita pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva. Não houve abstenção na votação, que é secreta e de responsabilidade exclusiva do Senado.

Cristiano Zanin ficou conhecido por sua atuação na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato, nos quais ele foi condenado, e também na campanha presidencial de 2022. Com 47 anos de idade, considerando as regras atuais de aposentadoria no STF, ele poderá exercer sua função por até 28 anos, até atingir a idade de 75 anos.

A sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado durou cerca de 8 horas e foi uma etapa obrigatória para que ele assumisse a vaga aberta no STF com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Durante a sabatina, o advogado assegurou aos parlamentares que não se comportará como um “subordinado” de Lula na Corte. Zanin enfatizou que sua atuação no STF será pautada pela imparcialidade e independência necessárias para o exercício do cargo.

A indicação de ministros para o STF é de responsabilidade do presidente da República, cabendo ao Senado a análise e aprovação da escolha. A decisão do plenário do Senado confirma a indicação de Cristiano Zanin como novo ministro da Suprema Corte do país, representando um retrocesso para a Corte, que já sofre com desgaste pela atuação inconstitucional de seus ministros.

Trending