Siga-nos!

igreja

Antiga igreja encontrada onde Jesus fala sobre as chaves do Reino com Pedro

A igreja do século 4, uma das primeiras em Israel, foi construída onde antes era um templo de Pã.

Michael Caceres

em

Haifa Igreja Pedro
Igreja descoberta (Foto: Haifa/Yaniv Cohen)

Uma escavação no sítio arqueológico próximo ao monte Hermon, na Reserva Nacional de Banias, no norte de Israel, aponta para uma das primeiras igrejas fundadas pelos cristãos. A igreja bizantina de cerca de 400 d.C. teria sido construída onde Jesus prometeu a Pedro que edificaria a Sua igreja.

No local Cristo teria dito: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus (…)” (Mateus 16:18-19).

De acordo com o The Times of Israel, a igreja teria sido construída onde antes era um templo romano, adaptando o local para atender às necessidades do Cristianismo, segundo relatou o professor Adi Erlich da Universidade de Haifa em um breve vídeo em hebraico anunciando a descoberta.

Para o pesquisador, a igreja pode ter sido construída no local justamente por conta do diálogo com Pedro, uma espécie de marco para o Cristianismo da época. O local foi apontado como a “Cesaréia de Filipe” na época em que aconteceu o diálogo entre Jesus e Pedro.

A localização combina uma falésia, uma gruta, nascentes e um terraço criado a partir do desabamento de parte da falésia sobre a qual estava o templo romano e que foi adaptado para abrigar a igreja. Segundo o pesquisador, o local pode ter sido um templo de adoração ao deus Pã, construído por volta de 20a.C. e depois tornou-se um local de culto cristão importante.

Piso mosaico na igreja (Foto: Haifa/Yaniv Cohen)

Entre os achados no local, haviam pequenas cruzes decorando o piso de mosaico da igreja, sendo que o símbolo da cruz já era comum na iconografia cristã após o reinado de Constantino, no século IV. Onde possivelmente ficava uma estátua de Pã, os cristãos adaptaram para uma abside de igreja.

Erlich afirma que uma das descobertas chamou a atenção, pois trata-se de uma pedra enfeitada e pontilhada com cruzes, sendo possivelmente uma espécie de graffiti da época, como se fosse um “eu estive aqui”, gravado por peregrinos que visitaram o local nos séculos VI e VII.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending