Siga-nos!

arqueologia bíblica

Anel do “Bom Pastor” é descoberto na costa de Cesaréia

Achados arqueológicos foram divulgados pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

em

A Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriu tesouros antigos de dois naufrágios na costa de Cesaréia, em Israel.

Segundo informações divulgadas, os achados arqueológicos seriam de navios que provavelmente estavam ancorados nas proximidades e foram naufragados por uma tempestade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jacob Shavit e Dror Planer, representantes da Unidade de Arqueologia, disseram que os artefatos incluíam um anel de ouro especial, gravado com a figura do Bom Pastor.

O tema do Bom Pastor está em toda a Bíblia se referindo a Deus, como no Antigo Testamento. Jesus até se autodenominou pastor: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas ” (João 10:11).

Isaías 40:11 diz “Ele apascenta seu rebanho como um pastor: Ele reúne os cordeiros em seus braços e os carrega perto de seu coração”.

Moedas romanas

Moedas romanas (Foto: Reprodução/Autoridade de Antiguidades de Israel)

A imagem também é uma das primeiras e mais antigas imagens usadas no Cristianismo para simbolizar Jesus como o pastor compassivo da humanidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O anel foi descoberto perto do porto de Cesaréia, um local de grande significado na tradição cristã, pois foi um dos primeiros centros do cristianismo e abrigou uma das primeiras comunidades cristãs. 

De acordo com a CBN News, no início, apenas os judeus pertenciam a esta comunidade e foi aqui que o apóstolo Pedro batizou o centurião romano Cornélio, conforme relatado em Atos 10.

Outros objetos de valor encontrados incluíam centenas de moedas romanas de prata e bronze de meados do século III d.C. e cerca de 560 moedas de prata do período mameluco do século XIV.

Além disso, uma estatueta de bronze em forma de águia simbolizando o domínio romano e uma estatueta de um pantomimo romano com uma máscara cômica foram encontradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Estatueta

Estatueta (Foto: Reprodução/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending