Siga-nos!

ciência & tecnologia

Alinhamento de planetas formara nova “Estrela de Belém”

O fenômeno poderá ser visto no céu em todo o planeta Terra.

Michael Caceres

em

Planetas alinhados
Planetas alinhados (Foto: Kjpargeter/Freepik)

Um possível alinhamento dos planetas Saturno e Júpiter poderá formar, no dia 21 de dezembro, uma nova “Estrela de Belém”, como está sendo chamado o fenômeno por coincidir com a chegada do Natal. Desde a Idade Média os planetas não se alinham.

Os dois planetas parecerão um só e refletirão uma luz bem forte, de acordo com o astrônomo Patrick Hartigan, da Rice University. A última vez que foi possível observar da terra esses dois planetas se alinhando, foi em março de 1226.

Alinhamento de planetas

Há algumas semanas esses planetas já se alinharam, porém só no dia 21 de dezembro que este alinhamento poderá ser visto do planeta Terra. A visão da Terra é diferente, pois ela gira muito rápido ao redor do sol.

“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas parecerão estar um do outro”, disse Hartigan.

A revista Forbes disse que o fenômeno poderá ser visto em qualquer lugar da Terra onde o céu estiver limpo. Para que o fenômeno seja melhor visto no céu à noite é necessário um telescópio astrônomo ou universitário.

Estrela de Belém

De acordo com a revista, os planetas aparecerão baixos no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol, visto do hemisfério norte, e embora eles estejam mais próximos em 21 de dezembro, as pessoas podem olhar todas as noites da semana para o fenômeno.

O brilho será suficiente para que no crepúsculo as pessoas consigam visualizar o alinhamento, apenas sendo necessário que o céu esteja limpo e 45 minutos após o pôr do sol será possível ver o brilho.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending