Siga-nos!

devocional

Versículos sobre apostasia na Bíblia

Veja o que diz a Palavra de Deus sobre o abandono da fé.

em

Bíblia aberta no púlpito (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

A apostasia, caracterizada pela negação e abandono da fé em Deus, é um tema recorrente nas escrituras bíblicas. O próprio Deus reprova a apostasia, já que ela significa o abandono da obediência aos Seus mandamentos.

A apostasia se manifesta de diferentes maneiras. Em Jeremias 8:5-6, vemos o povo de Jerusalém desviando-se continuamente: “Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi: Não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha”.

A apostasia é comparada à traição de uma mulher contra seu companheiro, como afirma Jeremias 3:20: “Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”.

Para evitar a apostasia, a vigilância e a oração são fundamentais, como nos ensina Marcos 14:38: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Além disso, é importante examinarmos a nós mesmos, como exortado em 2 Coríntios 13:5: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; aprovai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”.

Leia alguns versículos sobre apostasia:

  1. “Mas o Espírito diz expressamente que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).
  2. “E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns” (2 Timóteo 2:17-18).
  3. “Porque há muitos insubordinados, faladores vãos e enganadores, especialmente os da circuncisão” (Tito 1:10).
  4. “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Timóteo 4:1).
  5. “Por isso, também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:24-25).
  6. “Se nós o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:12-13).
  7. “Porque tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nosso ensino, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4).
  8. “Porque há entre vocês muitos que vivem de maneira desordenada, que não trabalham, mas se intrometem na vida alheia” (2 Tessalonicenses 3:11).
  9. “Cuidado! Que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3).
  10. “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13:5).
  11. “O Espírito afirma expressamente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).
  12. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

Trending