Siga-nos!

cosmovisão

Tatuagem: Amor ou idolatria?

Princípios de amor, honra e cuidado que devemos guardar.

em

Diáconos tatuados (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois do meu artigo anterior sobre tatuagem, e o que a BÍBLIA diz, que para a glória de Deus teve uma enorme repercussão, muitos celebraram, outros agradeceram e alguns poucos questionaram.

Frases como: “Vocês idolatram seu pastor”; “Vocês idolatram a Igreja”; “Tatuar o nome de uma igreja é idolatria”, entre outras, foram deixadas por algunas pessoas e certamente repercutiram em suas rodas de “conversas inteligentes e intelectuais de religião, sociedade e disque me disque”.

Sobre isso gostaria de fazer um estudo com vocês para abordar o tema amor e idolatria. Idolatria vem do latim “idolatriae”, que significa “adorar e se prostrar a uma imagem ou uma pessoa, fazendo dela um ‘deus'”.

De fato a Bíblia diz em Êxodo 20:2 – 6: “Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. — Não adore outros deuses; adore somente a mim. — Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.”

Além disso, o próprio Senhor Jesus Cristo afirmou: “Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele'” (Mateus 4:10).

‭Fica claro nesses textos que a Bíblia de fato condena todo tipo de idolatria e adoração a imagens, estruturas ou pessoas. Devemos prestar culto e adoração somente a Deus e amar a Ele sobre todas as coisas, algo que o próprio Jesus nos ensinou.

“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante.” (‭‭Mateus‬ ‭22:37 e 38)‬

Nós da Igreja Aviva adoramos e nos prostramos ao nosso Deus, Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele é o nosso pastor, líder, cabeça e governante. Ele nos comanda e nos guia.

Agora, precisamos continuar falando aqui sobre o amor. Nosso próprio Senhor ensinou depois de dizer para amarmos a Deus em primeiro lugar, que o segundo maior mandamento é: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” (‭‭Mateus‬ ‭22:39‬ ‭NTLH‬‬)

Veja que Jesus afirma claramente que o segundo mandamento é parecido com o primeiro. Devemos adorar somente a Deus, mas o amor que temos por Deus, deve ser parecido, não maior, mas parecido por nosso próximo.

De fato, Deus espera que venhamos a amar com todas as nossas forças e acima de tudo a Ele, mas logo depois dEle, devemos amar com todas as forças nosso próximo, assim como amamos a nós mesmos.

Devemos amar de tal maneira, que precisamos estar dispostos até mesmo a entregar nossa própria vida um pelo outro! Isso se chama amor cristão. Isso se chama obediência ao nosso Deus de amor.

Quem ama, entendeu e coloca em prática todos os princípios bíblicos. Quem ama não cobiça, quem ama não mente. Quem ama não adúltera. Quem ama não faz calúnias. Quem ama vive em santidade.

Jesus deixou alguns princípios a mais sobre esse assunto: “O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles” (‭‭João‬ ‭15:12 e 13‬ ‭NTLH‬‬).

Devemos amar de maneira profunda e sacrificial. Jesus não está dizendo para idolatrar, mas para amar totalmente e plenamente como Ele nos amou.

O apóstolo Paulo em sua famosa escrita no capítulo 13 de Coríntios diz:

“Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta , que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.” (‭‭1Coríntios‬ ‭13:1-13‬ ‭NTLH‬‬)

Toda espiritualidade e entendimento bíblico só é confirmado e verdadeiro se temos amor uns pelos outros. Espiritualidade sem amor é religiosidade e carnalidade.

O apóstolo João também apresenta profundos princípios sobre esse tema: “Quem diz que vive na luz e odeia o seu irmão está na escuridão até agora. Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. Mas quem odeia o seu irmão está na escuridão, anda nela e não sabe para onde está indo, porque a escuridão não deixa que essa pessoa enxergue” (‭‭1 João‬ ‭2:9-11‬ ‭NTLH‬‬).

Fica claro nos textos do Evangelho de João (‭‭1 João‬ ‭3:11-18; ‭‭1 João‬ ‭4:7-21)‬ ‭que é impossível alguém amar a Deus, sem amar o seu irmão. Quando amo meu irmão, estou com essa atitude, mostrando e confirmando que amo ao meu Senhor.

Porém, nosso próprio Senhor Jesus declarou sobre os últimos dias que: “A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará” (‭‭Mateus‬ ‭24:12).‬ ‭

Vivemos em uma geração que está tão mal resolvida e tão ferida em seus relacionamentos com seus pais, líderes, familiares e amigos, que qualquer manifestação de amor por alguém eles já chamam de idolatria.

Infelizmente tanto em meio aos não crentes, como em grupos cristãos, a falta de amor, respeito e honra tem sido comum e natural.

São membros de igreja que odeiam e desonram seus pastores e líderes, odeiam e desonram seus pastores e líderes, tratando eles com desrespeito e falta de educação.

São pastores e líderes que abusam e tratam mal de maneira ditadora seus membros! São pessoas que participam de suas igrejas, mas não as amam nem as promovem. São pessoas que, ao serem elogiadas, já vão dizendo “a Glória é de Deus, não minha”, como se dar um elogio e um incentivo fosse “glorificar” o irmão.

Pessoas assim, feridas em seus relacionamentos com pastores, líderes e irmãos, infelizmente não conseguem entender e olhar com bons olhos manifestações de amor e honra que pessoas resolvidas e curadas demonstram umas pelas outra.

Nós da Igreja Aviva, ensinamos e vivemos o princípio de que devemos amar e adorar ao Senhor Jesus Cristo. A Ele amamos em primeiro lugar e sobre todas as coisas.

Ensinamos e vivemos o amor contagiante pela Igreja de Jesus ao redor do Planeta e por nossa igreja local, no qual somos membros e temos compromisso de amor uns pelos outros.

Ensinamos e vivemos o amor, cuidado e honra dos pastores e líderes pelos membros da Igreja, e o amor, cuidado e honra dos membros da igreja por seus pastores e líderes. Assim como nós pastores e líderes da Aviva damos nossa vida pelos membros, os membros dão sua vida por nós.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Pastor da Igreja Aviva Panambi, Bacharel em Teologia, Pós Graduado em Liderança Exemplar, especialista em Aconselhamento Pastoral e Libertação e Cura, Escritor com dois livros lançados, Músico e Compositor. É casado com Cíntia Stürmer e pai do Benjamin e Natanael.

Trending