Siga-nos!

estudos bíblicos

Será que pequei contra o Espírito Santo?

Um esclarecimento sobre o pecado que Deus não perdoa.

em

Jovem com as mãos no rosto no escuro (Melanie Wasser / Unsplash)

Se você acha que pecou contra o Espírito Santo e está sentido aflição por isso, nós temos uma boa notícia para você.

Você sabe o que é blasfêmia contra o Espírito de Deus? Não? Pois bem, através deste texto, procuraremos dirimir essa dúvida tão cruel para os que pensam ter perdido a salvação e se encontram preocupados.

Acerca da transgressão contra o Espírito de Deus, muitas pessoas têm várias dúvidas. Eu, por exemplo, quando dos primeiros meses de fé cristã, cheguei a ficar bastante preocupado com esse pecado, posto ter pensado que o havia cometido e perdido a salvação (Mt 12.31, 32). Lembro-me de que foram dias difíceis que enfrentei. No entanto, para minha tranquilidade, eu estava errado!

No tocante à relação das pessoas com o Espírito, veja o que diz o dr. Willam Evans (apud, PEARLMAN, 2006, p. 319):

 “resistir tem que ver com a obra regeneradora do Espírito, o entristecer diz respeito a habitação interna do Espírito Santo, ao passo que o extinguir tem que ver com o derramamento para servir”.

Da citação mencionada, salientamos o seguinte: “resistir tem que ver com a obra regeneradora do Espírito”Isto é, só podemos converter-nos mediante o convencimento do Espírito (Jo 16.8-11), caso contrário, jamais seremos salvos.

Ou no caso de um crente “desviado” do caminho de Deus, este nunca poderá ser restaurado novamente e desfrutar da vida em Cristo sem a atuação singular desse mesmo Espírito.

Compreendemos que a tragédia dessa blasfêmia está justamente na resistência permanente contra quem pode convencer as pessoas dos seus pecados: o Espírito Santo (Jo 16.8; 14.26). Perceba que, quando Jesus advertiu os fariseus, estes sabiam perfeitamente que o mestre expulsava os demônios através do Espírito de Deus (Mt 12.28).

Os fariseus resistiram conscientemente. Por isso, Jesus arrematou:

“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mt 12.31).

Agora, como podemos saber se não cometemos o pecado imperdoável? Pelo fato de estarmos sensíveis ao Espírito, pois, quem peca contra Ele, rejeita-o deliberadamente.

Todavia, se você estiver vivendo em conflito acerca desse pecado, medite profundamente no que o apóstolo João falou:

“Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus” (1 Jo 3.20, 21).

Portanto, que o Consolador permaneça em nós e nos guie em cada momento!

Referências 

PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Tradução: Lawrence Olson. São Paulo: Editora Vida, 2006.

Casado. Presbítero na Igreja Batista Missionária Kadosh, em Recife - PE. Blogueiro evangélico desde abril de 2010. Formado em Teologia (Curso Livre). É pedagogo (professor) e pós-graduado em Coordenação Pedagógica.

Trending