Siga-nos!

vida cristã

Pesquisador aponta discipulado como responsável por crise de visão bíblica

Pesquisador aponta a importância dos pais ajudarem seus filhos a criar uma visão de mundo espiritual.

em

Uma criança com a Bíblia (Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash)

O pesquisador Dr. George Barna, que passou décadas examinando a visão de mundo bíblica e a trajetória da igreja americana, acredita que algumas estatísticas alarmantes devem incentivar esforços em conjunto por parte dos cristãos. Barna afirma que todos tem uma visão de mundo, e isso é basicamente o filtro intelectual, moral e espiritual que cada um usa para tomar todas as decisões.

Segundo ele, os crentes da Bíblia que operam através da lente de uma visão de mundo cristã estão, assim, voltando “aos princípios bíblicos básicos, tentando entender a perspectiva de Deus”. Isso torna o envolvimento com a Bíblia e o discipulado essenciais, pois constituem a base através da qual as pessoas constroem uma visão de mundo cristã.

“É por isso que é importante para os cristãos conhecerem as Escrituras, para que, à medida que tomamos essas decisões, estejamos em conformidade com o que Deus nos chama a fazer e a ser, e como viver. Não se trata apenas de frequentar a igreja. Não se trata apenas de possuir e ler uma Bíblia. Trata-se de querer ser o mais semelhante possível a Cristo”, disse Barna.

De acordo com Faith Wire, enquanto estatísticas indicam que apenas 2% dos pais de pré-adolescentes nos Estados Unidos têm uma visão de mundo alinhada com a Bíblia, Barna soou alarmes que merecem atenção. Ele diz que a razão pela qual existem tão poucos pais com uma visão de mundo bíblica é que eles nunca foram realmente discipulados quando eram jovens.

“Quando você tem várias gerações consecutivas em que o número de jovens discipulados diminuiu precipitadamente, como aconteceu na América nos últimos 40 anos, é quando você obtém a situação que temos hoje, onde cada vez mais adultos estão convencidos de que não importa qual fé você acredite, contanto que você tenha alguma fé”, apontou.

Desse modo, muitas pessoas hoje trocaram a vivência do Evangelho por um paradigma sob o qual podem simplesmente ser uma “pessoa boa”. Ele disse que isso é algo em que dois terços dos americanos passaram a acreditar, e as consequências para a cultura são profundas, pois, são essas perspectivas secularizadas em que nós retiramos as bases da verdade cristã para torná-la mais confortável

“E então compramos essas filosofias e, depois, elas se infiltram no humanismo secular, no pós-modernismo, no marxismo, no misticismo oriental, em todas as outras crenças, porque compramos a ideia de que realmente não importa no que você acredita, desde que você realmente acredite; isso é sua verdade, e é tudo o que importa”, continuou.

Por fim, Barna afirma que os pais têm uma “responsabilidade dada por Deus” de criar os filhos para amar e conhecer o Senhor “com todo o coração, força e alma”, essa busca é o papel central de cada pai cristão na vida. Para os cristãos que desejam incutir uma visão de mundo bíblica em seus filhos, ele aponta que um plano de visão de mundo espiritual é essencial, mas menos de 10% dos pais cristãos desenvolvem um para seus filhos.

“Você não precisa ter tudo resolvido. Você não precisa ser perfeito em termos de sua visão de mundo, mas você tem que estar perfeitamente comprometido em trabalhar nisso e então modelar tudo o que está aprendendo para seus filhos”, disse Barna.

Trending