Siga-nos!

estudos bíblicos

O que significa onisciente, onipotente e onipresente?

Estudo bíblico sobre os atributos divinos incomunicáveis.

Tiago Rosas

em

Homem olhando a Via Láctea (Greg Rakozy / Unsplash)

Deus possui muitas qualidades morais e metafísicas que são inerentes à sua divindade. É o que chamamos de “atributos de Deus”.

Estes atributos podem ser comunicáveis com suas criaturas (como amor, verdade, justiça, bondade, etc.) e podem não ser comunicáveis, sendo-lhe exclusivas.

Falaremos de três atributos não-comunicáveis de Deus, que pertencem somente a Ele: onisciência, onipotência e onividência.

Onisciência

Onisciência significa que Deus tem conhecimento completo de tudo (oni significa “todo”, ciência é conhecimento, saber).

Nas palavras do erudito Norman Geisler: “Deus conhece tudo – passado, presente e futuro; Ele conhece o real e o possível; só o impossível (o contraditório) está fora do conhecimento de Deus”.

O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido.

Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos!

Engana-se quem pensa que o diabo conhece todos os nossos pensamentos, como se ele fosse onisciente. Não, não é! Somente Deus é onisciente! O diabo não sabe, nem poderia saber, tudo sobre nós!

Anterior1 de 3
Use ← → (setas) para ler mais

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trending