Siga-nos!

escatologia

O diferencial das profecias apocalípticas

Apocalipse é um livro de boas novas.

em

Apocalipse
Bíblia aberta (Foto: Reprodução/Canvas)

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 1.1-2)

Significado da palavra “Apocalipse”

Segundo o arqueólogo Rodrigo Silva, Apocalipse é a união de duas palavras gregas. Veja como funciona essa união através de alguns exemplos:

Eu (do grego) – significa “bom”. Eulália = boa fala, Eunice = boa vitória, Eugênia = bom nascimento.

Calipto (do grego) – significa “sombra”. 

Eu+calipto – boa sombra.

Sobre a origem da palavra Apocalipse:

Apo (do grego) – significa “distante” ou “para longe, afastado de algo”.

Calipse (que vem de calipto) – significa “afastado da sombra”, ou seja, revelado, às claras. 

Então, Apocalipse quer dizer “afastado do desconhecido”, por isso é a revelação de Jesus Cristo. São profecias que apresentam o futuro, tornando-o conhecido. 

Profecias bíblicas e apocalípticas

As profecias bíblicas eram praticamente uma pregação feita por um profeta a uma pessoa específica ou para um determinado povo. Normalmente, era uma mensagem de arrependimento e justiça e tinha a ver com as circunstâncias históricas do momento em que o profeta estava falando. 

Já as profecias apocalípticas foram escritas, então devem ser lidas. Embora haja vários avisos sobre o juízo de Deus, primeiramente é uma mensagem de conforto e confiança de que Deus vai intervir para livrar seu povo no período conhecido como fim dos tempos. A outra diferença entre os dois tipos de profecia, é que a apocalíptica precisa de intérprete, no caso, o próprio Jesus Cristo. 

As profecias comuns tratavam de fatos reais, fáceis de entender, mas as profecias do livro de Apocalipse são enigmáticas e codificadas, escondendo a realidade dentro de figuras e simbolismos. Se você quer entender mais sobre as profecias apocalípticas tenha acesso ao E-book Apocalipse Investigado.

Por que Apocalipse é carregado de símbolos?

Rodrigo Silva explica que há três motivos para isso. Primeiro porque o Apocalipse era uma denúncia aos sistemas que viriam. Segundo porque os simbolismos eram típicos da época, ou seja, não era tão difícil para as pessoas que viviam naquele tempo de compreender o que estava escrito ali. E, terceiro, para que os leitores mergulhassem na Palavra até compreender aquela linguagem. 

Vale lembrar também que João teve suas dificuldades para interpretar as cenas do futuro. Como descrever, por exemplo, um helicóptero no século 1? Já parou para pensar em outros elementos como a TV, o computador, o smartphone, o avião ou o metrô? Seria humanamente impossível para a mentalidade daquele século compreender os avanços tecnológicos do século 21. O máximo que João poderia fazer era comparar o que ele via com os elementos daquela época. E parece que foi exatamente o que ele fez. 

Chaves hermenêuticas para compreender o Apocalipse

A Bíblia interpreta a si mesma – há muitas passagens que são explicadas dentro do próprio livro de Apocalipse. Por exemplo, sobre a visão que João teve das águas.

“As águas que você viu, onde está sentada a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.” (Apocalipse 17.15)

Há muitas outras interpretações ao longo do texto apocalíptico que merecem a nossa atenção. 

Outros livros bíblicos podem conter explicações – para entender Apocalipse é preciso conhecer os textos de Isaías, Daniel e Ezequiel, por exemplo. 

Levar em conta o contexto cultural da época – João escreveu muitas coisas conforme a realidade que o cercava. Certos símbolos só fazem sentido se buscarmos o estilo de vida dos judeus do século I. Ele também utilizou muitas expressões idiomáticas

Considerar a literatura judaica daquele século – também pode nos auxiliar no entendimento de muitas citações do apóstolo. 

Conclusão

As profecias do Apocalipse devem ser lidas por nós, neste tempo, com bastante atenção. Apesar das dificuldades, o Espírito de Deus nos auxiliará sobre tudo o que há de vir. Talvez haja divergências em alguns temas, mas devemos nos apegar ao que realmente nos importa saber. E o que tem mais importância foi escrito com muita clareza e não ficam dúvidas quanto aos fatos. 

Apocalipse é a revelação do fim dos tempos, que vai fechar a história da humanidade e abrir novos começos. Não é o fim do mundo, o fim da vida ou o fim da história, mas apenas a conclusão de um tempo que é descrito na Bíblia, de Gênesis a Apocalipse. 

O fim da maldade, da corrupção, da injustiça e do sofrimento. Depois desse fim, virá um tempo de renovação de todas as coisas já criadas.

“Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!” (Isaías 65.17)

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21.4)

Imagine a vida assim. Sem preocupações e nem questionamentos. Nunca mais teremos que clamar como Habacuque: 

“Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida.” (Habacuque 1.2-4)

Mas Deus prometeu que esse tempo terá o seu fim. 

“E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.” (Habacuque 2.14)

E então virá o tempo em que Deus estará novamente com a humanidade. E onde quer que Deus esteja, este lugar se transforma em céu. 

“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.” (Apocalipse 21.1-3)

É disso que se trata o Apocalipse, assim como toda a Bíblia – de boas novas! Estude Apocalipse com o coração aberto para essas verdades: Deus permanece no controle de todas as coisas e tudo o que Ele faz é “bom, perfeito e agradável” e “colabora para o bem daqueles que o amam e que foram chamados de acordo com o seu propósito”, conforme Romanos 8.28

Estude a Bíblia no Telegram

No grupo de estudos Bíblia Investigada você poderá tirar muitas dúvidas sobre vários textos bíblicos. A proposta de trabalho está baseada no jornalismo, sempre em busca de compreensão das Escrituras através de pesquisas e reportagens que incluem expressões idiomáticas, costumes judaicos e cultura dos povos antigos.

Aqueles textos que parecem confusos ou que são usados de forma inadequada podem ganhar um novo sentido e mudar nossas vidas de maneira muito positiva. A Bíblia é incrível! Quanto mais nos aprofundamos em seus ensinamentos, mais nos transformamos e caminhamos em direção ao Criador. 

Se você quer receber nossos estudos semanalmente acesse

gospelpri.me/biblia-investigada

Acompanhe a página Bíblia Investigada no Facebook acessando

https://www.facebook.com/groups/apocalipsehoje/

 

E-books já disponíveis do Movimento Bíblia Investigada

Escatologia I – Fim dos tempos: https://go.hotmart.com/O41615896S

Apocalipse Investigado: https://go.hotmart.com/U9647837K

Armadura de Deus: https://go.hotmart.com/O41806774R

Bendita és tu entre as mulheres: https://go.hotmart.com/Y42041958L

Jornalista e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de "Jornalismo Investigativo Bíblico", é autora dos livros Derrubando Mitos e Apocalipse Investigado. Seus temas envolvem missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análises de textos bíblicos.

Trending