Siga-nos!

opinião

Natal, Jesus e Papai Noel

Um entrega presente. O outro entregou a vida. Quem você escolhe homenagear?

em

Papai Noel e Jesus Cristo
Papai Noel e Jesus Cristo (Foto: Montagem/Pexels)

O Natal está chegando. Jesus é a pessoa importante nessa data. Diante de muito marketing na era da informação, atualmente é importante entender a diferença do significado entre o Natal bíblico e o comercial, entre Jesus e Papai Noel.

A história do nascimento de Jesus Cristo, narrada na Bíblia Sagrada, não coincide com a celebração natalina hoje.

O que é Natal? Do latim natale, é o nascimento. Dia do aniversário de nascimento de qualquer pessoa.

A celebração atual tem comida e bebida, árvore verde com enfeite, Papai Noel puxando trenó, neve ou simulação dela (apesar de no Brasil a festa ser no verão), Mamãe Noel, amigo oculto, bota na janela para receber presente, guirlanda, presépio e luz enfeitando a cidade.

Tudo isso é bonito e pode permanecer, mas não expressa o Natal bíblico. Além de ser um apelo ao consumismo. Mas não podemos trocar o significado da celebração. Não vamos homenagear a pessoa errada.

Não pode ser Papai Noel o centro das atenções. O aniversariante, que veio trazer vida e salvação aos homens por meio do Seu nascimento, morte e ressurreição, foi Jesus Cristo.

A cidade mais importante nessa época não é o Polo Norte, conforme diz a lenda na versão americana. Nem a Lapônia, na Finlândia, onde mora o bom velhinho, nas montanhas geladas de Korvatunturi, como os britânicos afirmam. A cidade é Belém, em Israel, onde Jesus nasceu.

Os bichos não são renas voadoras e elfos mágicos. Esses animais são usados por Papai Noel para puxar o trenó e entregar os brinquedos pedidos pelas crianças que enviam cartas. Os bichos foram bois e jumentos, aqueles que estavam na estrebaria.

A roupa não é vermelha, botas e cintos pretos, cabelos e longas barbas brancas. A casa não tem chaminé e neve no jardim. O carro não é o trenó. Jesus nasceu sem dinheiro, sem enxoval, deitou-se em uma manjedoura, foi enrolado em panos. Era noite e no Oriente o clima é desértico. Não existe a brancura e a maciez da neve.

Não são as crianças que devem receber presentes ao escrever cartinhas para Papai Noel, conforme diz a lenda. Quem deve receber presentes é Jesus. Ele já recebeu tesouros como ouro, incenso e mirra.

Outro detalhe que não deve ser esquecido. A história atual do Natal é uma lenda. Papai Noel não existe, apesar do forte apelo e da inocência das crianças que muitas vezes recebem ensinamento errado ou incompleto dos pais. A história de Jesus é real. A vida, a alegria, a tristeza, a dor, a salvação e a condenação eterna. Tudo isso é real. Quem pode trazer esperança ao coração do homem?

Um entrega presente. O outro entregou a vida. Quem você escolhe homenagear?

Diante dos símbolos de Natal que hoje vemos espalhados pela cidade, as luzes das estrelas e o presépio são os que mais se assemelham ao que a Bíblia narra. Uma estrela foi a guia que levou os reis magos – que eram pastores de rebanho, a encontrar Maria, José e o menino. O texto bíblico diz que a estrela “ia adiante deles e se deteve sobre o lugar onde estava o menino”. Belo sinal!

O presépio materializa a cena que os magos viram. O menino deitado em uma manjedoura foi o sinal que os magos pastores receberam de Deus para encontrar o Salvador. A estrebaria é o lugar dos bois e dos jumentos. A Bíblia cita que “na estalagem não havia lugar para Jesus”. Da cena também fazem parte Maria e José, os escolhidos para acalantar o Rei. Os objetos presentes na cena daquela noite, além do espaço físico, foram os três presentes que o menino recebeu (ouro, incenso e mirra). A cena é essa. Simples assim. Nada mais pode enfeitá-la, pois não carece de maiores adornos.

Da simplicidade ao Reino eterno. O Rei tornou-se frágil, bebê indefeso, para cumprir um propósito e conquistar os nossos corações. Como disse um escritor famoso, “Jesus preferiu morrer por você do que viver toda a eternidade sem você”. Ele nasceu por você. Viveu por você. Morreu e ressuscitou por amar você. Jesus te ama. Você O escolherá? Eu escolho o verdadeiro aniversariante. Feliz aniversário, Jesus!

Jornalista, teóloga e professora. É doutoranda em Teologia pela Escola Superior de Teologia, no Rio Grande do Sul. Tem mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Pós-graduação em MBA Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Católica de Brasília. Bacharelado em Comunicação Social, Jornalismo, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Licenciatura plena em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Bacharelado em Teologia pela Faculdade Evangélica de Brasília

Trending