Siga-nos!

vida cristã

Apologista detalha provas para o nascimento virginal de Jesus

Apologista aponta o perigo em não acreditar no nascimento virginal literal de Jesus.

em

Maria, Jesus e José (Foto: Free Lumo Project/Bible Images)

O apologista e apresentador do Podcast “Challenging Conversations”, Jason Jimenez, iniciou recentemente um episódio de seu programa com a pergunta: ‘Quantos de vocês acreditam no nascimento virginal?’. Apresentando evidências apontando para as escrituras, datação e pesquisas, Jiménez argumentou que a narrativa evangélica é confiável.

Nesse sentido, Jiménez argumentou que a crença no nascimento virginal é uma “doutrina essencial da fé cristã”, a encarnação – vinda de Cristo na forma humana – forma a base da narrativa do Evangelho. Ele afirma que apesar do aumento do ceticismo em alguns círculos, as pessoas podem confiar na história do nascimento virginal.

Sendo assim, sobre essas crenças, Jiménez disse que atualmente as pessoas têm duas opções: entender a autenticidade destes sentimentos ou descartá-los completamente. Ele ainda explicou porque a opinião de alguns “estudiosos de mente liberal” que optam pela segunda opção, contornam os fatos.

Desta forma, ele apontou especificamente para Mateus e Lucas, que exploram o nascimento de Jesus de forma impressionante nas Escrituras e detalhou algumas das datas que ele acredita serem essenciais para compreender o nascimento virginal e a autenticidade global da Bíblia.

Além disso, Enquanto as pessoas muitas vezes afirmam que o nascimento virginal é folclore ou uma história que evoluiu com o tempo, Jiménez rejeitou esses argumentos e explicou como os Evangelhos foram escritos durante um tempo em que testemunhas oculares que viram a vida, a morte e a ressurreição de Jesus ainda estavam vivas

Logo, ele apontou que a data que Marcos, o primeiro e mais antigo Evangelho,  estava escrevendo foi no início dos anos 50. Mateus também escreveu seu Evangelho em meados dos anos 50, com Lucas chegando no final dos anos 50 ou início dos 60 com seu relato bíblico.

“Você se dá conta de quão cedo temos registrado que os Evangelhos foram escritos enquanto testemunhas oculares que ainda estão vivas, que na verdade carregavam afirmações de que Jesus Cristo veio a este mundo através da Virgem Maria?” perguntou ele, de acordo com Faith Wire.

Por fim, Jiménez observou como Lucas 1:1-4  refere especificamente as testemunhas oculares e a própria investigação de Lucas sobre a vida e o nascimento de Jesus. Durante um tempo em que algumas destas testemunhas oculares ainda estavam vivas, mentir sobre os detalhes ou modificá-los teria tido consequências culturais.

“Se você não acredita em um nascimento virginal literal, e não acredita que Jesus nasceu de uma maneira especial, então isso abre uma porta para você negar outras afirmações literais, (…) como que Ele literalmente morreu na cruz por seus pecados, que literalmente foi enterrado e que literalmente ressuscitou e que Ele literalmente voltará novamente”, disse ele.

Trending