Siga-nos!

igreja

Líder do grupo terrorista Boko Haram é morto

Abubakar Shekau foi morto pelo Estado Islâmico, apesar do governo da Nigéria ter afirmado várias vezes que o aniquilou.

Avatar

em

Abubakar Shekau
Abubakar Shekau (Foto: Reprodução/AP)

Abubakar Shekau, líder do Boko Haram, teve sua morte confirmada pela facção rival, ISWAP, filiada ao Estado Islâmico na África Subsaariana.

No entanto, surge a preocupação com as igrejas já que agora o ISWAP tem acesso a um grande número de armas, combatentes e mais território.

Um analista da Portas abertas afirmou que Shekau costumava atacar os muçulmanos, e era visto pelo Estado Islâmico como um causador de divisão, entretanto o alvo preferido do ISWAP são os cristãos.

Para o analista na África Subsaariana, a morte do líder do Boko Haram trouxe outras implicações: “Essa não é uma boa notícia. Mais de 40.000 pessoas foram mortas e dois milhões deslocadas nessa insurgência que se estende pelo Nordeste da Nigéria, Sudoeste do Chade e Norte de Camarões.”

Além disso, ele afirmou que muitas pessoas lamentam ele não ter sido preso e levado a julgamento, pois esperavam uma oportunidade de justiça para milhares de vítimas.

A perseguição aos cristãos pode aumentar

Da mesma forma, a morte de Abubakar não acaba com o grupo do Boko Haram, pois ele é um “dragão com muitas cabeças”, logo alguém irá assumir o lugar de líder e suas atividades irão continuar, de acordo com o analista.

Um pesquisador da Portas Abertas no Oeste Africano complementou dizendo que a igreja já está esperando mais perseguição por conta disso, pois o ISWAP irá incorporar membros das facções de Shekau.

“O ISWAP tem muitos membros treinados do Norte da África, cuja presença no país aumenta os ataques violentos e assassinatos brutais de líderes e membros da igreja”, disse o Pesquisador.

“Pessoas em geral no Nordeste, Centro-Norte e até mesmo no Sul da Nigéria podem ser alvo do grupo extremista, onde temos evidências de que em alguns casos eles se infiltraram e se camuflaram como militantes fulanis”, concluiu.

A Portas Abertas pede oração pelos cristãos na Nigéria e nos países vizinhos. Ore para que Deus fortaleça nossos irmãos.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending