Siga-nos!

Estudos Bíblicos

Uma aliança superior

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 8 do trimestre sobre “A supremacia de Cristo”

Tiago Rosas

em

Bíblia. (Photo by Aaron Burden on Unsplash)

Na Lição de hoje prosseguiremos nas comparações estabelecidas na carta aos Hebreus, agora entre a antiga e a nova aliança, aquela estabelecida em Moisés no Sinai, esta estabelecida em Cristo no Calvário.

Professores e alunos já devem ter percebido que alguns assuntos passam a ser reprisados nesta e nas Lições seguintes, sobretudo termos como: sacerdote, sacrifício, aliança, perfeito, eterno, etc.

É que o autor de Hebreus tencionava enfatizar a crença em Jesus Cristo, além de fundamentar bem a doutrina que ele está a destacar: o sacerdócio de Cristo. Algo importante a destacar desde já é que “a ‘teologia da nova aliança’ mais bem desenvolvida no NT encontra-se em Hebreus.

Na verdade, esse é um assunto ao qual o autor volta repetidamente, citando diretamente a passagem de Jeremias duas vezes.

O autor compara a velha e a nova alianças destacando a superioridade das promessas, sacrifícios, mediador, benção e herança inclusas nesta última” (1). Agora, como bem destaca P.R. Williamson, “a comparação entre as alianças em Hebreus é semelhante à de Paulo; não é comparação entre algo ruim e algo bom, mas entre algo bom e algo melhor ainda” (2).

Nosso estudo de hoje baseia-se no oitavo capítulo da carta aos Hebreus – capítulo esse que deve ser estudado minuciosamente por professores e alunos antes da aula, preferencialmente acompanhado de bons comentários bíblicos. Bom estudo!

*clique em próxima para continuar lendo…

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de dois livros: A Mensagem da cruz: o amor que nos redimiu da ira (2016) e Biblifique-se: formando uma geração da Palavra (2018).

Publicidade