Siga-nos!

mundo

Irã pode chegar a uma arma nuclear em um mês, dizem especialistas

Relatório prevê que em três meses Irã terá urânio o suficiente para produzir uma arma nuclear.

em

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, Rafael Mariano Grossi, centro, fala com o vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi
Autoridades nucleares (Foto: Organização de Energia Atômica/AP)

De acordo com o Instituto de Ciência e Segurança Internacional (ISIS), no pior dos casos, o Irã pode produzir urânio suficiente para uma arma nuclear em menos de um mês, e o suficiente para uma segunda arma em menos de três meses  e uma terceira em cinco meses.

Isso não significa que o Irã esteja a semanas de disparar uma arma nuclear, primeiro o Irã usará o urânio para montar uma arma, instalá-la em uma ogiva nuclear e garantir que ela sobreviva à reentrada na atmosfera, esse processo leva muito mais tempo para ser concluído.

Segundo a CBN News, em fevereiro, as forças de Defesa de Israel disseram que o Irã levaria dois anos para desenvolver uma bomba nuclear. O Irã nega o desejo de construir tal arma.

O relatório é baseado na análise de especialistas de descobertas recentes da monitoria nuclear da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica, que descobriu que o Irã continua aumentando seu estoque de urânio enriquecido em violação do acordo nuclear de 2015, que promete incentivos econômicos ao Irã em troca da limitação de seu programa nuclear.

“No geral, o último relatório da AIEA mostra o rápido avanço das atividades nucleares do Irã e as medidas para limitar o monitoramento da AIEA, enquanto os inspetores têm uma capacidade reduzida de detectar desvio iraniano de ativos para instalações não declaradas. A AIEA está soando um alarme para a comunidade internacional em conformidade”, disse o ISIS.

A AIEA disse aos Estados-membros que suas atividades de monitoramento nas instalações nucleares do Irã foram prejudicadas desde fevereiro pela recusa de Teerã em permitir que inspetores da agência acessem equipamentos de monitoramento, incluindo câmeras de segurança.

A agência encontrou uma solução temporária no domingo e fez um acordo com o Irã que permitirá que os inspetores da AIEA continuem filmando as instalações nucleares do país.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending