Siga-nos!

igreja perseguida

Grupo terrorista Boko Haram ataca vilarejo no Norte de Camarões

Líder da Igreja Evangélica em Torou foi morto a tiros durante ataque.

em

Ataque terrorista do Boko Haram em Camarões (Foto: Reprodução/Portas Abertas)

Um recente ataque perpetrado pelo grupo extremista Boko Haram na aldeia de Lambram, próxima à fronteira entre Camarões e Nigéria, deixou uma comunidade cristã devastada. Durante a investida, que ocorreu durante a madrugada, diversos cristãos foram alvo terroristas, resultando na morte de um líder religioso e em prejuízos significativos para os habitantes locais.

Mogozo Tehawa, de 45 anos, membro ativo da Igreja Evangélica em Torou, foi fatalmente baleado na cabeça durante o ataque. Ele se tornou a única vítima fatal desta tragédia. “Estamos dormindo na montanha desde que os ataques do Boko Haram se tornaram frequentes. Naquela noite, ele [Mogozo] se atrasou e como não ouvia bem, não percebeu os passos dos militantes atrás dele… Eles o encontraram sozinho em casa e o mataram”, relatou o pastor Paul, da mesma igreja.

Segundo Portas Abertas, além do custo humano, o ataque resultou em perdas materiais significativas. Plantações de subsistência, pertencentes a cristãos, foram destruídas pela segunda vez em menos de três meses, enquanto animais foram roubados. A violência desencadeada pelo Boko Haram também gerou um grande fluxo de deslocados internos na região, com pelo menos 1.500 pessoas buscando refúgio em comunidades vizinhas desde o início do ano, mais da metade sendo cristãos.

O medo persiste entre os residentes de Lambram, levando alguns a procurar refúgio em áreas mais seguras. “Os repetidos ataques do Boko Haram e do Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP) a comunidades cristãs e vilarejos no extremo Norte de Camarões têm sido ignorados pela comunidade internacional”, lamentou um porta-voz da organização Portas Abertas na África Subsaariana. O apelo é para que o governo de Camarões e a comunidade internacional ajam em prol da proteção das comunidades afetadas e dos deslocados internos, garantindo sua segurança e bem-estar.

Trending