Siga-nos!

testemunhos

Família pede oração por pastor que luta contra o câncer

Luiz Donizete de Araújo já havia sido curado de câncer de pele.

em

Pastor Luiz Donizete de Araújo
Pastor Luiz Donizete de Araújo (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

Uma vida cheia de desafios e milagres recebidos de Deus. Após 10 anos do livramento de um câncer de pele, no mês de dezembro, final do ano de 2020, um ano cheio de tristezas mundiais por causa da pandemia, um pastor recebe o diagnóstico de câncer no cérebro e pouco tempo de vida.

O pastor da décima quinta Igreja do Evangelho Quadrangular, em Poços de Caldas, uma cidade situada no sul de Minas Gerais, Luiz Donizete de Araújo, 58 anos, recebeu em 2010 a cura de um câncer de pele através de um sonho. Ao Gospel Prime, ele testemunha uma vida de pecados e salvação.

Antes da sua entrega total para Jesus, ele viveu uma vida de alcoólatra, e muitas dificuldades no casamento. Agora, com 26 anos de conversão ao Evangelho, 24 anos de ministério e 12 anos como pastor titular da igreja, ele tem uma família abençoada e trabalha incansavelmente para o bem da comunidade.

Sua vida se inspira nos propósitos de Deus para evangelizar as pessoas, que o fez não desistir da construção da igreja, agora em expansão, e ter que enfrentar diversas doenças físicas e se manter baseado somente na para que as promessas se cumprissem.

Câncer de pele

No ano de 2010, o pastor começou a sentir umas dores no abdômen, mas achou que era algo relacionado a uma cirurgia anterior, de hérnia. As dores não passaram, e um dia durante a noite ele sonhou que estava com câncer. “Foi muito real”, lembra.

“Ao levantar eu meditei por uma hora, e depois contei para minha esposa sobre o sonho. No mesmo momento eu lembrei que tinha uma mancha nas costas e fui na dermatologista. A médica disse que não era nada, mas mesmo assim ela iria me encaminhar para o oncologista”, relatou.

Ele lembra que ao ser encaminhado, o oncologista (médico especializado em câncer) lhe examinou e afirmou que antes mesmo do resultado da biópsia iria lhe operar, afirmando haver indícios de que se tratava de um câncer. Ele foi em uma segunda-feira e já operou na quarta.

“Ao chegar no oncologista ele me examinou e disse que já ia operar antes mesmo do resultado da biópsia, pois havia indícios de câncer. A cirurgia foi realizada e a operação se manteve aberta até os resultados chegarem”, contou o pastor.

Os exames constaram um câncer de pele chamado melanoma, que segundo o Instituto Nacional do Câncer é a forma mais grave da categoria, e tem levado a morte mais homens do que mulheres, além de ser responsável por 75% das mortes por câncer de pele, de acordo com o Instituto Vencer.

“Fez uma cirurgia maior ainda depois que os resultados chegaram (a cirurgia não foi fechada), e ainda acharam dois caroços debaixo do braço que foram removidos”, contou ele. “Deu tudo certo”, exclamou o pastor.

Depois da segunda cirurgia, os resultados de exame mostraram que em mais alguns dias o câncer entraria para a corrente sanguínea. Apesar dos acompanhamentos com o médico, não foi preciso nem fazer a quimioterapia ou radiologia, pois Deus o livrou a tempo.

A batalha na construção da igreja

O pastor também lembra o desafio de construir a igreja, depois de terem ganhado um terreno de doação de uma irmã, chamada Eliane Cesário, e seu marido, que tinham adquirido em um bairro novo da cidade, mas ainda não tinha muitas casas. O pastor Luiz e sua esposa Kétura Ferlin de Araujo foram designados para pastorear no local.

Em 2008, com o terreno em mãos, ele mesmo iniciou o trabalho da construção, pois possuía experiência no ramo, contou apenas com seu filho Luizinho, como é chamado, e alguns amigos da igreja que o ajudaram na construção do templo que serviria para alcançar as pessoas.

“Nossa igreja tem um diferencial, é a única igreja que eu conheço que foi construída sem nenhum membro”, enfatizou ele. “Começamos a construir depois da doação do terreno, mas não tinha ninguém ainda para frequentar”

O bairro onde a igreja está localizada fica na zona sul da cidade, nomeado de São Bento, no início ele construiu uma igreja de 70m². O superintendente da região adquiriu um outro terreno do lado da igreja deixando-a em posse de dois terrenos com um amplo espaço.

Mas não foi fácil, o sonho de construir o templo parecia muitas vezes um grande desafio, levando ele a pensar em desistir. No meio da construção, ele teve um infarto, que o deixou com apenas 60% do coração funcionando devido as sequelas.

“A princípio eu achei que não iria conseguir, mas a Dalgisa, a primeira mulher que minha esposa pregou, hoje pastora, ela veio e me disse: ‘você não vai fraquejar neste momento, eu e meu marido pastor Daniel vamos orar por você’”, conta.

O pastor Daniel Barbosa e a pastora Dalgisa Barbosa foi o primeiro casal que antes mesmo de serem pastores, o pastor Luiz e a pastora Kétura levaram para Jesus. Durante sete dias eles oraram por ele e pelo seu propósito da construção da igreja.

“Você não vai fraquejar nesse momento, todos os dias eu virei aqui e vou orar com vocês. Você não vai fugir do propósito que Deus tem na sua vida. Você vai conquistar! ”, disse a pastora Dalgisa. “Foi a fé dela que fortaleceu a minha fé, eu achei que não ia mais conseguir”, reconhece Araújo.

Depois do infarto, o médico o restringiu a não pegar peso, não fazer nenhum esforço, evitar situações de nervosismo, não andar de moto, entre outras coisas. “Esse desafio para mim foi especial, pois eu senti realmente a presença de Deus do meu lado”, afirmou ele.

Foi aí que ele não desistiu e continuou no trabalho, dependendo somente de Deus e da sua fé, e conseguiu inaugurar a igreja em 30 de maio de 2009.

Os desafios atuais

Família do pastor Luiz Donizete de Araújo

Família do pastor Luiz Donizete de Araújo (Foto: Reprodução/Arquivos Pessoais)

Pai de 5 filhos, sendo 3 mulheres e 2 homens, avô de 5 netos, o pastor Araújo passou a maior parte da sua vida trabalhando em uma empresa multinacional como operador de máquinas para sustentar a família.

Hoje a igreja conta com uma construção de aproximadamente 480m², de dois andares, com cerca de 120 membros atuais, que de acordo com o pastor caíram muito por causa da pandemia.

Na pandemia, os membros da igreja se levantaram para arrecadar alimentos básicos para a comunidade carente afetada pela falta de emprego e dificuldades durante a quarentena e distribuíram na região cerca de 80 cestas básicas.

Jesuina Domingos, moradora do bairro onde a igreja se situa e diaconisa, acompanhou a trajetória da construção e do pastor desde o princípio, e afirma que o casal de pastores são um exemplo de fé e determinação na obra do Senhor, e não desistem nunca.

“Mesmo em meio as circunstâncias difíceis meus pastores estão sempre a frente com palavras de vitória, e temos visto cada conquista ao lado deles, sendo sempre alimentados com a palavra do Senhor e orientados a permanecer no chamado de Cristo e em constante oração”, disse Domingos.

Um novo câncer

Sentindo muitas dores na cabeça e com mudanças repentinas na visão, o pastor Luiz começou a passar mal. Um dia ele desmaiou durante a reunião de pastores, foi levado para o hospital da Unimed na cidade, mas logo foi encaminhado com suspeita de covid e não deram muita atenção para o caso.

Os sintomas continuaram, ele achou que estava com enxaqueca, continuou indo nos médicos, até que fez uma ressonância magnética do crânio, que mostrou nove metástases em seu cérebro. Três antes, ao fazer o mesmo exame, nada havia sido encontrado.

Assim que saiu o diagnóstico, a família passou a pedir oração e tem buscado mobilizar o máximo de intercessores em favor do pastor, já que creem que Deus pode curá-lo.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending