Siga-nos!

israel

Estado Islâmico ameaça Arábia Saudita sobre possível acordo de paz com Israel

Grupo radical está isolado e tenta pressionar nações árabes.

Michael Caceres

em

Estado Islâmico (Foto: Reprodução/Vice)

O grupo radical Estado Islâmico (ISIS) está ameaçando promover uma série de ataques a oleodutos e ingressar em uma incursão terrorista na Arábia Saudita caso o país venha a ingressar no “Acordo de Abraão”, que permitiria a normalização da relação diplomática com Israel.

Em mensagem de áudio enigmática compartilhada através do Telegram, membros do ISIS pediam retaliação pelo apoio saudita à normalização dos laços com Israel pelos Emirados Árabes Unidos e Bahrein. O apoio tem sido considerado como um sinal de que o país poderá firmar um acordo de paz semelhante.

Segundo o The Media Line, os especialistas não acreditam que o grupo radical consiga inflamar a população para atuarem promovendo terror nos países árabes que ingressaram no Acordo de Abraão. A expectativa é que o ISIS fique cada vez mais isolado.

“ISIS está ‘assobiando no escuro’. Eles perderam seus equipamentos e os serviços de seus anteriormente numerosos voluntários”, disse o Dr. Oded Eran, pesquisador sênior do Instituto de Estudos de Segurança Nacional em Tel Aviv.

Oded Eran estava falando sobre a derrota do Estado Islâmico em Baghouz, na Síria, quando perderam sua última faixa de território no país. A maioria dos especialistas acredita que o ISIS perdeu influência política nos países árabes e que vem sofrendo revezes.

Brian G. Williams, professor de história islâmica da Universidade de Massachusetts, Dartmouth, disse ao The Media Line: “Eles se tornaram clandestinos, operando uma guerra de sombras”.

Eran, um ex-embaixador israelense na Jordânia e na União Europeia, disse que “o ISIS perdeu não apenas seu glamour, mas também a maior parte de seu poderio militar”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending