Siga-nos!

igreja

Comentarista da EBD nega marxismo e chama de “fake news” denuncias

Claiton Ivan Pommerening nega ser adepto de visões teológicas marxistas.

em

Claiton Ivan Pommerening

Em uma nota compartilhada nas redes sociais, o comentarista da Lições Bíblicas da Escola Bíblica Dominical (EBD) do 3º trimestre de 2021, pastor Claiton Ivan Pommerening, negou ser adepto de “posições ideológicas marxistas” e classificou como “fake news” e “notícias montadas” acusações contra ele.

O pastor virou pivô de uma polêmica por conta de suas posições em artigos acadêmicos e revistas, onde cita teologia da libertação e missão integral, duas linhas que têm forte vínculo com o marxismo e são alvo de críticas por líderes conservadores.

De acordo com Claiton Ivan Pommerening, as informações compartilhadas contra ele seriam parte do que chama de “cultura do cancelamento” e que ele estaria sendo alvo de “narrativas falsas” que teriam como objetivo destruir reputações e manipular pessoas que desconhecem a realidade dos fatos.

“Nos últimos tempos tenho sido alvo de acusações quanto à minha compreensão do Evangelho de Cristo, em relação à maneira como me relaciono com a Declaração de Fé das Assembleias de Deus e com a academia teológica”, escreveu.

Pommerening disse que as acusações contra ele são “infundadas” e que algumas delas “se confundem com preconceitos”. Ele diz que “não se deve rebaixar o Evangelho a rótulos”.

“As acusações são infundadas e algumas delas se confundem com preceitos muito caros ao Evangelho de Cristo, pois são indevidamente embaladas em supostas inclinações ideológicas, essas posteriores ao Evangelho”, escreve.

Em sua tese de doutorado para obtenção do grau de Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, o pastor sugere que movimentos progressistas como feminismo e teologia da libertação seriam parte do agir do Espírito Santo.

Apesar de muitos líderes terem tido essa interpretação sobre o trecho do trabalho, ele diz que esses seriam “recortes indevidos de pequenos textos retirados do contexto”. Ele afirma que os artigos publicados em revistas acadêmicas não significam que seja adepto das teologias ali expostas.

“Numa leitura sem preconceitos, o grande fio condutor de minha tese é o Pentecostalismo Clássico. Como não a escrevi para ser lida pela igreja, mas pela academia, fiz uso da tradicional liberdade acadêmica para tal”, escreveu na nota.

O comentarista da EBD conclui dizendo que os “esclarecimentos tem por objetivo prestar contas aos irmãos da nossa amada Assembleia de Deus no Brasil”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending