Siga-nos!

igreja

Comentarista da EBD sugere que feminismo e teologia da libertação seriam agir do Espírito

Claiton Ivan Pommerening cita linha de interpretação considerada marxista em sua tese de doutorado.

Michael Caceres

em

Claiton Ivan Pommerening
Claiton Ivan Pommerening e revista da EBD (Foto: Reprodução/Facebook)

Em sua tese de doutorado para obtenção do grau de Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, o pastor auxiliar Claiton Ivan Pommerening, comentarista da Lições Adultos da EBD, do 3º Trimestre de 2021, sugere que movimentos progressistas como feminismo e teologia da libertação seriam parte do agir do Espírito Santo.

O pastor foi acusado pelo líder da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE) de ser marxista e teve seus comentários barrados pelo pastor Roberto José dos Santos, presidente da igreja. A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) chegou a emitir nota contra as críticas feitas ao comentarista.

No entanto, em seu trabalho “Fábrica de pastores: interfaces e divergências entre educação teológica e fé cristã comunitária na teologia pentecostal“, o pastor auxiliar da Assembleia de Deus em Joinville (SC), compara o movimento pentecostal com movimentos sociais.

Ao comentar sobre a “imprevisibilidade do Espírito”, Claiton Ivan Pommerening cita a linha marxista da teologia católica, a teologia da libertação, sugerindo que ela seria parte da ação do Espírito Santo. Ele chega a tentar ligar a atuação do Espírito Santo com a justiça social, o que é comumente defendido por essa linha de pensamento.

“Mas Ele irrompe não somente na macro-história, mas também no cotidiano, como por exemplo no clamor dos pobres, nas comunidades pentecostais de periferia, no movimento feminista, na teologia da libertação, nos movimentos ecológicos, nos movimentos migratórios europeus, no desejo de renovação de líderes da igreja mais comprometidos, no grito dos operários explorados pelo capitalismo selvagem, no movimento de protestos conhecidos como as Manifestações de Junho (2013), no clamor de insatisfação de milhões de pessoas com sua situação de falta de moradia, de salário justo, por justiça social, por eliminação da corrupção e tantos outros gritos de opressão que são ouvidos”, escreve.

Em seguida ele complementa dizendo: “Este é o gemido inexprimível do Espírito irrompendo nas mais variadas formas, justamente ali onde a sua vida em plenitude quer se instalar, mas está impedida pela exploração e opressão humana e diabólica”.

Como referências para o trabalho, Pommerening usa obras que falam sobre teologia da libertação, além de citar a teologia da missão integral em uma linha de interpretação mais próxima do marxismo.

CGADB foi alertada

De acordo com fontes consultadas pelo Gospel Prime, a CGADB teria sido alertada sobre a linha de pensamento do pastor Claiton Ivan Pommerening, inclusive com materiais que comprovariam sua ligação com a chamada “teologia da missão integral” em uma linha muito próxima com o marxismo.

No entanto, o Conselho de Doutrina da instituição teria ignorado os alertas e permitido a publicação de uma revista comentada por Pommerening. Apesar de não ter sido encontrado na revista nenhuma contradição, a abertura da instituição para autores que defendem essa linha de pensamento estaria preocupando os pastores.

Os pastores e consultores teológicos da igreja Assembleia de Deus consideram que Claiton Ivan Pommerening tem o direito de ter sua própria visão ideológica, mas que a instituição não pode respaldar esses pensamentos dando espaço para ele como autor da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending